Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Capacitação: Reviver e Senar oferecem curso de Pigmentação Natural e Pintura

Os acolhidos da Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver ganharam mais uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho e de geração de renda neste mês de agosto. É que entre os dias 4 e 6, nove homens que passam pelo tratamento para a cura da dependência química participaram do curso de capacitação “Pigmentação Natural e Pintura”, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Jaboticatubas. Além dos acolhidos, um monitor da CT também participou da capacitação.

De acordo com o monitor responsável por acompanhar a oficina, Farley Henrique, o principal objetivo da capacitação foi apoiar os acolhidos em sua reinserção social e geração de emprego e renda. “Nós esperamos que eles consigam aplicar esse conhecimento no seu dia a dia de maneira que agregue algum valor a sua renda”, relata o monitor.

Com dois dias de aula, o curso focou tanto na parte teórica quanto na prática. Os acolhidos aprenderam a escolher, coletar e preparar a terra para a fabricação da tinta, a calcular a quantidade necessária para pintar o espaço, de acordo com o rendimento da tinta à base de terra, técnicas de aplicação e armazenamento. Eles também foram orientados a fazer um catálogo de cores com amostras dos tons e local de onde foram retirados.

De acordo com Farley, o curso foi muito bem aproveitado pelos acolhidos, que agora tem a oportunidade e o conhecimento para garantir uma nova fonte de renda. “O curso será mais uma fonte de renda para as pessoas com o diferencial de estar atento às questões ambientais, que são de responsabilidade de todos nós. Os profissionais poderão apresentar a tinta de terra aos clientes como uma alternativa de excelente qualidade e durabilidade”, comenta.

Como é o caso do acolhido Andrew Ricardo dos Santos, que é pedreiro e pintor e aproveitou o curso para enriquecer seu conhecimento e aumentar as suas possibilidades de prestação de serviço. “Quando fiquei sabendo que teria esse curso ficou empolgado para participar. Mesmo já tendo experiência nessa área de pintura, a gente tem sempre que estar inovando e para mim foi uma novidade, porque não é a mesma tinta que a gente usa normalmente, é uma tinta feita a base de produtos sustentáveis, como a terra, cola e água”, conta.

Para Andrew, a parte mais divertida do curso foi sair pela fazenda procurando cores de terra e aprendendo o que se transforma em tinta, e o que não. “No princípio eu fiquei com medo da tinta sair com facilidade da parede, com água, chuva, sol, mas o resultado foi surpreendente”, destaca.

Por último, o acolhido aponta a importância do curso para seu desenvolvimento profissional. “Uma das vantagens é o fato da tinta ser de um material ecológico, de baixo custo, com durabilidade e ainda ter uma variedade cores que podem ser tonalizadas. Além disso, principalmente para quem tem filhos, é uma tinta que não deixa cheiro e que não faz mal à saúde. Gostaria de agradecer pela oportunidade de participar do curso, é um conhecimento que veio só a agregar naquilo que eu já faço lá fora. Aqui na Reviver nós somos acolhidos como filhos, somos muito bem tratados e eu tenho muita gratidão por tudo que me está sendo proporcionado”, finaliza.

Já o acolhido José Antônio Sabará, de 29 anos, conta como foi a experiência da capacitação. “Nesses dois dias, com quatro tipos de terra conseguimos fazer oito tons de tinta. Nós saímos pela fazenda coletando vários tipos de terra diferentes e colocando em sacos, depois peneiramos e fomos fazer a tinta. Eu particularmente fiquei muito surpreso porque, a princípio, eu não acreditava que a tinta iria dar certo, mas, depois que ficou pronto, não só funcionou, como ficou bem legal”, relata.

José também comenta o que mais chamou sua atenção no processo de produção das tintas. “A minha cor favorita que criamos foi um verde escuro, que veio da argila da oficina de olaria, e foi com ela que pintamos uma das paredes principais do prédio. A partir dessa oficina temos planos de continuar produzindo as tintas e pintar outras partes da fazenda, como a capela”, aponta.

PARCERIA COM O SENAR

A parceria da Comunidade Reviver com a entidade, que tem como objetivo executar, em todo território nacional, a formação profissional rural e a promoção social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural, irá ainda contar com outros cursos no decorrer do ano.

O Senar disponibiliza mais de 300 cursos, gratuitos e presenciais, nas áreas de aquicultura, agroindústria, agricultura, extrativismo, fruticultura, pecuária, silvicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.

Na modalidade de educação a distância são 71 cursos em 21 programas de capacitação, como empreendedorismo e gestão de negócios, agricultura de baixa emissão de carbono no campo, agricultura de precisão e qualidade de vida.

Confira os registros:

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por