Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Dia do Nascituro: amar e cuidar desde o ventre evita trauma

nascituro

Desde o ventre materno, carregamos lembranças afetivas que podem definir como somos e as alegrias, ou traumas, que levamos ao longo da vida. Muitas pessoas que buscam a Comunidade Católica Reviver pedindo oração por cura carregam o pesado fardo de não terem sido amadas e respeitadas no período em que estavam sendo gestadas.  Para voltar a atenção para o respeito e valorização da vida humana desde o ventre materno, é que  a Igreja celebra, no dia 8 de outubro,  o Dia do Nascituro. Data comemorada poucos dias antes do Dia das Crianças (12 de outubro).

A data foi instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil , em 2005, durante a 43ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici, São Paulo. A celebração marca o encerramento da Semana Nacional da Vida,  que acontece entre os dia 1 a 7 de outubro em dioceses de todo Brasil, incluindo na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Antes mesmo do Dia do Nascituro ser instituído, a Comunidade Católica Reviver, sabe da importância em amar, respeitar e cuidar da vida desde a concepção. O fundador da Comunidade, David Arão, é uma prova de que os traumas que um ser humano sofre no ventre materno podem ser a causa de sofrimentos espirituais, psicológicos e até mesmo físicos durante a vida.

“Fui curado de uma depressão que enfrentei durante três anos durante uma oração de cura. Foi nesta oração que tive a primeira experiência de salvação e fui batizado pelo Espírito Santo. Eu tive uma revelação e me vi no ventre de minha mãe como um esqueleto: só pele e osso”, testemunha David. Para o missionário, apesar de ter vivido em um lar cheio de amor, a família passou por muita dificuldade de acesso à uma alimentação adequada e isso pode ter sido a causa da depressão que ele havia sofrido.

Veja o vídeo do testemunho da David Arão:

No livro “Passos para a cura do comportamento da criança”, lançado em 2012, David Arão destaca a necessidade do cuidado com o nascituro. “O filho ou a filha que foi rejeitado pelos pais na gravidez, ainda que tenha sido de forma inconsciente, não só poderia ter dificuldades de relacionamentos com o autor da rejeição, bem como poderá rejeitar-se a si mesmo e estender essa rejeição aos seus futuros filhos”, explica.

“Enquanto essa pessoa não fizer a experiência pessoal do Amor de Deus, que liberta de todos o males, interrompendo esse ciclo de maldições, renovando todas as coisas, continuará do mesmo jeito”, destaca o fundador da Reviver.

Por qual motivo a gestação pode gerar trauma na criança ou no adulto?

Na concepção, pode ocorrer quando não houve consenso no relacionamento entre o casal, ou quando houve violência sexual, molestamento e estupro, resultando em uma gravidez indesejada.

Outras situações que o nascituro pode ficar exposto à trauma:

  • Gravidez indesejada;
  • Ameaça de aborto espontâneo ou provocado;
  • acidentes ou mortes de pessoas íntimas à mãe;
  • Usos de substâncias tóxicas (remédios, drogas, álcool e cigarro)

Veja alguns sintomas dos traumas na criança, segundo David Arão:

  • Choros constantes, sem motivos visíveis;
  • Insônia, compulsão alimentar ou rejeição da comida;
  • Desatenção, tiques nervosos;
  • Roer unhas, ranger dentes, isolamento;
  • Terror noturno.

A cura

Assim como atitude dos pais durante a gestação podem refletir em traumas na criança, também são as atitudes dos pais capazes de curar, ministrando orações, mas, sobretudo assumindo um agir evangelizador.

“A mudança do comportamento da criança quase sempre depende da família, que são seus educadores. […] O objetivo a ser atingido está na dependência da perseverança da família na oração, que tudo pode transformar quando se adere ao projeto de Deus numa contínua conversão”- David Arão

Nascituro
Dia do Nascituro é comemorado em 8 de outubro

Diferença de datas

o “Dia Nacional em Defesa da Vida” é celebrado em 25 de março em diversos países.  A data foi proposta pelo Papa João Paulo II, hoje São João Paulo II, e escolhida porque nela é celebrada a Anunciação, quando o Arcanjo Gabriel comunica à Maria que Deus havia escolhido ela para ser mãe de Jesus.

No Brasil, a data é comemorada no dia 8 de outubro desde 1999, mas ganhou o nome de “Dia do Nascituro”, seis anos depois, na 43ª Assembleia da CNBB.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por