Celebramos nesta quarta-feira (15) a festa de Nossa Senhora das Dores, também chamada de Nossa Senhora da Piedade, a padroeira do estado de Minas Gerais. Conforme explica o co-fundador da Comunidade Católica Reviver, Vitório Evangelista Chaves, neste dia, o Evangelho nos coloca no calvário, e o convite é para olhar para a paixão de Jesus a partir do coração da virgem das Dores. “A teologia católica sempre viu em Jesus o novo Adão e Maria e a nova Eva”, explica o evangelizador.
“Na antiga Eva tinha o paraíso, a árvore e o fruto, mas ela não quis o sacrifício, tomou o fruto para si e comeu. Na nova Eva tem o paraíso (céu) tem a árvore (Cruz) e tem o Fruto do ventre puríssimo de Maria que é Jesus. Imagina se nós, pecadores, ali aos pés da cruz, olhando para o sofrimento de Jesus, fôssemos capazes de compadecermos dele. Imagine o tamanho a dor do coração de Maria? É aqui no calvário que a ‘virgem oferente’, fez a Deus sua oferta ‘sem igual’”, diz Vitório.
“A dor que Maria não experimentou no parto de Jesus, ela experimenta intensamente, quando seu coração é quebrado pela espada da dor e assim da a luz a igreja, corpo místico de Jesus. ‘Mulher, este é teu filho. Depois disse ao discípulo esta e tua mãe'”, conclui o co-fundador da Comunidade Católica Reviver.

Imagem
A representação de Nossa Senhora da Piedade é figurada portando uma auréola de sete estrelas, que simboliza suas sete dores, enfatizadas pela expressão de angústia e tristeza, que geralmente a acompanha.
Oração à Nossa Senhora da Piedade
Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Mãe da Piedade, Padroeira e Senhora nossa, recorro à vossa proteção e a vós consagro minha vida de discípulo (a) missionário (a).
Em vosso coração, mãe compassiva, deposito agora, confiante, minhas súplicas e necessidades.
(silêncio para fazer pedido de graça)
Alcançai-me o que vos peço, guarde-me na paz, livre de perigos e ciladas, comprometido com a justiça, exemplar na solidariedade, para que o mundo creia e se abra ao amor de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!
Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte