Na última quarta-feira (17), a Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver, em Jaboticatubas (MG), promoveu a primeira edição do Projeto Divertidamente de 2024. O tema do evento, que tem como objetivo fomentar a conscientização da saúde mental e sua importância, foi a Campanha Janeiro Branco e todos os homens em tratamento contra a dependência química participaram.
Foi realizada uma roda de conversa acerca da temática relacionada ao Janeiro Branco e após esse momento, os acolhidos foram divididos em quatro grupos e orientados a preparar uma apresentação referente ao tema e saúde mental. Durante a atividade foi possível trabalhar a criatividade e o trabalho em equipe, além de que eles puderam participar ativamente como protagonistas do evento. “Percebe-se também, que tal atividade, trabalhou o senso de responsabilidade na vida de cada um dos acolhidos presentes no tratamento”, aponta Edson Oliveira, Coordenador Técnico da CT.
Para o acolhido Gabriel Pereira, 27 anos, natural de Curvelo (MG), o projeto é de extrema importância pois reforça a conscientização sobre saúde mental. “Aprendi a necessidade de sempre manter-me em cuidado com os exercícios, alimentação, boa noite de sono, atividade física, proporcionando uma qualidade de vida melhor”, relata.
O Divertidamente é um momento de trabalhar de forma descontraída, temáticas importantes para uma vivencia saudável. São abordados temas relacionados a saúde integral do ser humano, compreendida nos âmbitos social, físico, psicológico e espiritual. “Falar de Janeiro Branco, é falar da importância de ter todos esses aspectos citados acima em equilíbrio, buscando ter práticas que possibilitem uma vida em harmonia”, destaca o coordenador.
Campanha Janeiro Branco
“Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?” é o tema da campanha Janeiro Branco para 2024, um movimento que objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional, reduzindo o estigma em torno de temas como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
Saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”.
Com isso, falar de saúde mental abrange a promoção de saúde, ou seja, é ter espaço para falarmos da nossa subjetividade, das nossas emoções e sentimentos; é avaliarmos nosso propósito de vida; é conseguir observar e lidar com o desenvolvimento das diversas áreas da nossa vida, o que inclui não apenas saúde física, mas também relacionamentos interpessoais, espiritualidade, hobbies, profissão, contribuição social, desenvolvimento intelectual, entre outras.
Confira os registros: