Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

5° Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste quinto domingo do tempo comum nos faz refletir sobre nossa própria identidade enquanto cristãos. Jesus, usando uma linguagem metafórica nos compara ao sal da terra e luz no mundo.

Encontramos na primeira leitura extraída do livro do profeta Isaias (Is 58,7-10) a mostra clara do que devemos ser, de como devemos agir ao sermos chamados por Jesus de sal da terra e luz no mundo. É muito interessante refletirmos sobre o significado do sal, pois a função do sal é temperar, dar sabor ao alimento e que esse sal nunca deve perder  seu sabor pois assim, será jogado fora e pisoteado pelos homes, mas este sal, segundo a mensagem de Jesus somos nós. E como seria triste nós perdêssemos a nossa essência ou a nossa identidade de cristão negando ou deixando perder esta grande graça em nós.

    Jesus nos chama também de luz do mundo. Interessante notarmos que Jesus mesmo em outro momento afirma ser ele a luz do mundo.

Então nós entendemos que Jesus quer que nós, enquanto humanos, participemos da sua divindade, ou seja, pelo nosso batismo participamos da mesma missão de Jesus de sermos sal da terra e luz do mundo.

Voltando à primeira leitura, encontramos o modelo do que é ser sal e luz. “Assim diz o Senhor: Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrardes um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne (Is 58, 7-8). E assim continua o texto, dizendo que se agirmos assim, vivendo a pratica da caridade e do amor, Deus mesmo promete a nossa luz brilhar como a aurora e promete a nossa cura, nossa saúde ser recuperada que agirmos assim, quando o invocarmos seremos ouvidos por ele.

Também na segunda leitura, São Paulo, com seu exemplo de entrega total a Jesus no ensina a sermos fieis até o fim na nossa entrega a este projeto do Senhor. Que sejamos portanto, este sal, esta luz para os irmãos e irmãos na Igreja, nas nossas comunidade, no meio da sociedade.

Que Deus nos dê a graça de não nos perdermos como sal insosso e nem deixarmos apagar a luz de Deus em nós. Amem! Assim seja!

       Aloísio Neves 

 

Compartilhe

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!