Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Liturgia: Só está perto de Deus quem o ama o próximo

bíblia

O texto do Evangelho deste domingo (Mc 12,28b-34), o 31º do Tempo Comum, nos possibilita uma reflexão profunda no sentido de nos confrontarmos se estamos próximos ou longe do Reino de Deus.

Comecemos a nossa reflexão pelo conteúdo da resposta de Jesus Cristo, nos versículos 30 e 31 do Evangelho de São Marcos: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!” E, “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (30-31).

Essa foi a resposta que Jesus deu ao mestre de Israel quando recebeu o seguinte questionamento: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos” (28). Aqui cabe uma reflexão, a pergunta do mestre de Israel foi ou não especificamente sobre qual é o primeiro de todos os mandamentos? Sim, foi uma pergunta precisamente no singular, ele queria saber o primeiro de todos, mas, porque então Jesus respondeu citando dois?
Isso se deve ao fato que esses dois mandamentos são indissociáveis, o cumprimento de um, só é real na vivência do outro.

O amor a Deus e ao próximo precisam ser ,de certo modo, equilibrados. Diante do desafio e da busca por essa harmonia alguém pode pensar e questionar: “mas, o amor á Deus não deve ser maior, não deve vir antes do amor ao próximo?”.

A resposta é sim, com certeza, o amor a Deus precisa estar sobre todas as coisas, deve ter a primazia em todas as circunstâncias, porém, amaremos a Deus quando O amarmos no próximo, mas, no sentido genuinamente cristão: ou seja, universal, mesmo sendo aquele inimigo, o que questiona e traz prejuízos, ele se constitui o próximo a ser amado.

Se faz necessário olharmos para um dos exemplos que o próprio Senhor nos concede de como podemos demonstrar a Ele nosso amor para entendermos porque Ele unifica os dois mandamentos: “Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (MT 25,40).

O que define se estamos perto ou longe do Reino de Deus é a prática ou não do amor á Deus presente no próximo.

Leitura do Evangelho – Marcos 12,28b-34

Naquele tempo,28b um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29 Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31 O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32 O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33 Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34 Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Texto: Emerson Alves
Foto: Pixabay

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por