Os acolhidos da Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver ganharam mais uma oportunidades de reinserção no mercado de trabalho e de geração de renda neste mês de agosto. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Jaboticatubas, os homens que passam pelo tratamento para a cura da dependência química participaram dos cursos de capacitação “Sistema de Poda” e “Criador de Peixes Tanque-Rede”.
SISTEMa de poda
O curso de “Sistema de Poda” foi realizado entre os dias 07 a 11 desse mês e contou com a participação de nove acolhidos. Com carga horária de 30h, o curso abordou a segurança e saúde no trabalho rural, as arvores e florestas, a anatomia e fisiologia da árvore, a importância da poda e os tipos de poda.
De acordo com Joaquim José, coordenador de Oficinas da Comunidade Reviver, o curso foi muito proveitoso pois proporcionou o conhecimento de novas técnicas e uso adequado de novas ferramentas. “Um dos principais benefícios dos cursos de capacitação profissional é que eles motivam, educam e geram empregos e renda após do fim do tratamento contra a dependência química”, destaca.
Criador de Peixes Tanque-Rede
Já o curso de “Criador de Peixes Tanque-Rede” ocorreu entre os dias 07 a 09 e contou com a participação de oito acolhidos. Com carga horária de 24h, as aulas falaram sobre nutrição e alimentação de peixes, planejamento e controle de produção, equipamentos para piscicultura e princípios básicos de sanidade de peixes.
De acordo com o monitor responsável por acompanhar a oficina, Farley Henrique, foram ensinadas muitas coisas importantes. “O conteúdo aborda desde o dimensionamento de tanques, vazão de água, características da água, como temperatura, quantidade de oxigênio, e turbidez, bem como as características das espécies, a maneira correta de alimentá-los e todo o manejo até a despesca”, aponta.
PARCERIA COM O SENAR
A parceria da Comunidade Reviver com a entidade, que tem como objetivo executar, em todo território nacional, a formação profissional rural e a promoção social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural, irá ainda contar com outros cursos no decorrer do ano.
O Senar disponibiliza mais de 300 cursos, gratuitos e presenciais, nas áreas de aquicultura, agroindústria, agricultura, extrativismo, fruticultura, pecuária, silvicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.
Na modalidade de educação a distância são 71 cursos em 21 programas de capacitação, como empreendedorismo e gestão de negócios, agricultura de baixa emissão de carbono no campo, agricultura de precisão e qualidade de vida.
Confira os registros: