Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, toma a sua cruz e me siga

Na liturgia deste domingo (15) o próprio Jesus pergunta aos seus discípulos quem era ele para os homens. Os discípulos então responderam que alguns achavam que Jesus era João Batista, outros que ele era Elias. Então Jesus faz está mesma pergunta aos discípulos: e vós quem dizeis que eu sou?

Pedro então respondeu tu és o Messias. Então jesus proibiu-lhes severamente de falar a seu respeito (Mc8,30). Em seguida, começou a ensiná-los dizendo que o filho do homem devia sofrer muito, que ia ser rejeitado por muitos e devia ser morto (Mc8,31).

Jesus é o Messias, o Filho de Deus. A resposta de Pedro está correta, podemos ver na primeira leitura do livro de Isaías que tudo se cumpriu na vida de Jesus. Ele sofreu, foi humilhado, mas não se deixou abater o ânimo e conservou o rosto impassível como uma pedra.

Jesus renunciou tudo. Ele pegou a sua cruz e seguiu firme até o fim, até a morte e morte de cruz. Tudo isto para nossa salvação.

Quando Jesus falou aos discípulos de todos os sofrimentos que iria passar, Pedro até tentou repreendê-lo, mas Jesus o repreendeu e disse que ele não pensava como Deus mas pensava como homem. Muitas vezes, na hora da provação da dificuldade ou diante das enfermidades, pensamos em largar tudo e deixar a cruz, esses são pensamentos humanos e as vezes não queremos dificuldades e provações.

A liturgia deste domingo nos ensina a olhar para Jesus ele sendo o Messias, o Filho de Deus não prevalece desta condição divina, mas aceitou todo sofrimento sem largar a cruz. A cruz que na realidade era nossa, mas por amor e obediência seguiu firme, não recuou mesmo quando a cruz pesou ele seguiu firme

Hoje somos chamados a seguir Jesus Cristo e muitos já não querem segui-lo, já não querem atender este convite porque para segui-lo temos que renunciar a nós mesmos. Temos que pegar a nossa cruz e segui-lo. Hoje o mundo não quer segui-lo, quer facilidades, sem cruz, sem sofrimentos, sem tribulações, mas estão enganados porque não existe salvação sem cruz, sem o Cristo.

O próprio Jesus Cristo disse que quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por causa de mim vai salvá-la (Mc8,35).

Que esta reflexão possa nos aproximar de Jesus, que possamos assumir a nossa cruz e renunciarmos a nós mesmos para que possamos sermos salvos e sempre andar na presença de Deus.

Que o bondoso Deus continue te abençoando ricamente.

Texto: Dario Rossine

Compartilhe

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!