Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!

Celebramos hoje (22) o 4º e último Domingo do Advento. Nestes dias que antecedem a celebração do Natal todas as famílias, todas as pessoas estão empenhadas nos preparativos para a festa, pela corrida às compras dos presentes, pela confraternização entre colegas de trabalho, com a preocupação do protocolo dos desejos de “boas festas”, em enfeitar a fachada de suas casas e dos estabelecimentos comerciais com os reluzentes “pisca-piscas”. Toda esta onda de futilidades pode tirar a atenção e afastar os cristãos do verdadeiro objetivo do momento: se preparar para receber o Deus que vem ao encontro do seu povo.

Aquelas duas mulheres grávidas de esperanças e amor – Maria e Isabel – que estão no centro do Evangelho de hoje (Lc 1-39-45) convidam todos a concentrarem sua fé e esperança no menino que vai chegar e se prepararem com amor, alegria e gratidão. Jesus vem para trazer a salvação, é a realização plena das promessas de Deus, é o senhor da história que vem trazer vida nova à humanidade e semear a paz. Portanto, nesse período de espera, o cristão deve focar seus pensamentos e ações no menino que vai nascer e fazer do seu coração a manjedoura que irá recebê-Lo.

Maria, depois de aceitar o chamamento de Deus e se entregando totalmente à missão grandiosa a ela confiada, pôs-se a caminho. Ela não se fecha em casa, mergulhada na vaidade do status de mãe do Messias, o salvador. Sabia que sua missão de amar e servir a Deus ia além de trazer ao mundo seu filho redentor, era também amar e cuidar de todos que necessitavam. Por isso dirige-se apressadamente para a casa de sua prima Isabel, que gestava na velhice o filho João Batista, para servi-la nesse momento tão especial. Carregando no ventre o Messias prometido Maria torna-se mensageira da paz, se faz evangelizadora; leva o evangelho (seu filho no ventre) ao encontro daqueles que esperam a Boa Nova. É assim que ela prepara o nascimento daquele menino que vem mudar o curso da história dos homens.

Quando Maria chega na casa de Isabel e a saúda, o filho que esta gerava pulou em seu ventre e todos ali foram tomados por uma inebriante alegria. Esta é a alegria de quem se sente visitado por Deus, de quem reconhece a chegada da salvação. É a alegria de quem reconhece que chegou o tempo novo, tempo de esperança de paz verdadeira e definitiva.

Duas mulheres, abençoadas, que, aos olhos da sociedade palestina da época, não tinham nenhuma relevância: Maria, uma jovem humilde, nascida em Nazaré, pequeno vilarejo da Galileia, noiva de um modesto carpinteiro e Isabel, uma mulher idosa, dona de casa, que vivia num pequeno povoado da Judéia, estão no centro da meditação do evangelho de hoje para ensinarem que a humildade, o amor e o serviço são os caminhos que levam ao verdadeiro significado da vida.

Deus, desde sempre, escolhe o caminho da simplicidade e da humildade para se encontrar com o seu povo. Que Maria e Izabel sejam a inspiração para aqueles que desejam viver realmente o espírito do Natal!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Texto: Dalva Pereira Silva Soares

Compartilhe

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!