O evangelho da liturgia deste domingo (19) relata a festa das bodas de Canã, onde Jesus transformou a água em vinho, este foi o início dos sinais que Jesus realizou.
Foram convidados para a festa Jesus e sua mãe e seus discípulos (João 2,1-2) em determinado momento da festa Maria percebe que o vinho veio a faltar, ela rapidamente vai até Jesus e diz eles não tem mais vinho, Jesus pergunta a sua mãe porque ela estava falando com ele da falta do vinho e disse que a hora dele ainda não tinha chegado. Foi aí que Maria disse aos serventes fazei tudo que ele vos disser (João 2,5). Jesus disse aos que estavam servindo enchei as talhas de água, eles encheram as seis talhas de água até a boca. Cada talha cabia cem litros de água, Jesus disse aos serventes agora tirai e levai ao mestre-sala e eles levaram. O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho, ele não sabia de onde vinha mas os que estavam servindo sabiam.
O mestre-sala chamou o noivo elogiou o vinho e perguntou porque tinha guardado o melhor vinho para o final da festa. Este foi o início dos sinais de Jesus, e ele o realizou em canã da Galiléia.
Que maravilha a liturgia deste domingo. Uma festa de casamento naquela época se faltasse vinho era humilhante era uma tristeza pois o vinho simbolizava a alegria. Era para alegrar o casamento, mas Maria percebe que o vinho tinha acabado, Maria rapidamente intercede junto ao seu filho Jesus dizendo que o vinho tinha acabado. Jesus no primeiro momento não sente que era hora de fazer nada, mas diante das palavras da sua mãe quando ela disse aos serventes fazei tudo que ele vos disser Jesus toma uma decisão e pede aos serventes que enchesse as talhas de água e das talhas cheias de água sai o melhor vinho da festa que surpreendeu até o mestre-sala. Interessante é que nem os noivos nem os convidados perceberam nada mas beberam do melhor vinho no final da festa.
Irmãos as vezes em nossas vidas pode faltar paz, amor ou passamos por perdas, por enfermidades, pode nos faltar coragem varias situações pode acontecer para tirar a nossa alegria, mas saiba quando Jesus é convidado para fazer parte das nossas vidas tudo pode mudar. Como aconteceu na festa de Canã, a água foi transformada em vinho, podemos dizer que Jesus não deixou nem a tristeza instalar na festa pela intercessão da sua mãe ele logo trouxe a solução.
Temos também que ter sempre perto de nós a mãe de Jesus, Maria Santíssima porque ela sempre intercede por nós, ela está sempre nos levando até Jesus, seu filho amado. Ela nos mostra que Jesus é a solução de tudo e ele que transforma a água em vinho, a tristeza em alegria. Jesus veio para mudar nossas vidas, veio para transformar todas as realidades de morte e de trevas em vida e luz, e ele quer nos dar a verdadeira alegria. Jesus tem poder de fazer milagres este foi o primeiro de muitos milagres que Jesus realizou na presença de Seus discípulos.
Jesus também quer que todos nós continue a sua missão aqui na terra e por isso que ele derrama os dons do Espírito Santo aos que abre o coração, como está escrito na segunda leitura a cada um é dada a manifestação do Espírito Santo em vista do bem comum (1 cor 12,7). Como diz o salmo dia após dia temos anunciar a salvação que vem de Deus.
Que o senhor possa manifestar a sua glória entre todas as nações e principalmente em nossas vidas e nas nossas famílias. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo. Que o bondoso Deus continue te abençoando ricamente.
Texto: Dario Rossine