Liturgia do 5º domingo da Páscoa
Amai vos uns aos outros como Eu vos ameis

A liturgia deste 5º domingo da Páscoa Jesus fala aos seus discípulos que ficaria com eles por pouco tempo (João 13, 33) e antes de voltar ao Pai, Jesus da aos seus discípulos um novo mandamento: amai vos uns aos outros como Eu vos amei, também vos deveis amar vos uns aos outros (João 13, 34), nisto conhecerão que sóis meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.
Os discípulos aprenderam de Jesus que o critério para serem verdadeiros discípulos dele era o mandamento do amor, os discípulos teriam que amar uns aos outros como Jesus tinha amado eles.
Como Jesus Amou os seus discípulos?
Jesus Amou até o fim, amou de forma maravilhosa, amou verdadeiramente até nos momentos de abandono de traição e de negação, Jesus Amou até o fim!
Agora os discípulos são chamados a amar uns aos outros com amor sincero fiel gratuito, amar custando o que custar, foi assim que Jesus Amou cada um deles, agindo assim eles seriam verdadeiros discípulos de Jesus Cristo.
Cada um de nós somos chamados a viver este mandamento do amor, devemos amar a cada pessoa como Cristo nos amou assim seremos também verdadeiros discípulos de Jesus neste mundo tão carente do amor.
Na primeira leitura Paulo e Barnabé encorajaram os discípulos a permanecerem firmes na fé (At. 14, 22) eles ainda exortavam dizendo que era preciso passar por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus.
Nós também temos que permanecer firmes na fé, nós também temos nossos sofrimentos nossas cruzes é preciso perseverar para também entrarmos um dia no reino de Deus. Lembrando que sem lutas não há vitórias e a maior vitória que temos que almejar é um dia ter a graça de entrar no céu.
Na segunda leitura João pode contemplar um novo céu é uma nova terra (Ap. 21, 1), ele contemplou a cidade santa a Nova Jerusalém celeste, onde a morte não existirá mais e o próprio Deus vai enxugar todas as lágrimas dos nossos olhos, e não haverá luto nem choro nem dor porque passou o que havia antes e Aquele que está sentado no trono disse: eis que faço novas todas as coisas.
Que maravilha um novo céu nos espera há uma promessa do próprio Deus que vai enxugar todas as lágrimas, mas antes e preciso amar uns aos outros e preciso guardar a fé e caminhar firme na presença do senhor neste mundo de trevas onde o sofrimento é real e as tentações tentam nos tirar do caminho certo.
Que esta liturgia nos de um novo ânimo, que possamos amar mais e sermos discípulos verdadeiros e que um dia possamos entrar na vida eterna onde não haverá mais dor, nem luto, nem sofrimentos porque quem está em Cristo é uma nova criatura, porque Jesus faz novas todas as coisas.
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!
Que o bondoso Deus continue nos abençoando ricamente Deus abençoe.
Dario Rossine