Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Evangelho de domingo: a Ascensão do Senhor

Eles o adoraram. Em seguida, voltaram para Jerusalém com grande alegria” Lc,24,52

No Evangelho de hoje Jesus ressuscitado despede-se dos discípulos e passa-lhes a Missão. Formados pelo próprio Jesus, eles têm o compromisso de levar a Palavra a todas as pessoas, a todas as nações e anunciarem a todos os homens e mulheres o amor e a misericórdia de Deus. Não estarão sozinhos, contarão com a ajuda do enviado do Pai, o Espírito Santo. Esse Espírito vai dar a eles a força necessária para enfrentarem os obstáculos e ajuda-los na escolha dos caminhos que devem percorrer.

Após a prisão de Jesus os discípulos tinham praticamente desaparecido de circulação. Pedro ainda tinha seguido os soldados do Templo que levaram Jesus para o palácio do sumo sacerdote Caifás, mas tinha negado qualquer ligação com seu Mestre. Quando Jesus morreu na cruz, alguns seguidores e as mulheres que o tinham acompanhado desde a Galileia mantinham-se á distância, observando os acontecimentos. Na manhã da Páscoa, essas mulheres, que tinham visto onde o corpo de Jesus tinha sido sepultado, foram ao sepulcro, mas encontraram o tumulo vazio e receberam o anuncio do anjo de que Ele estava vivo. Foram contar a novidade aos discípulos, mas esses não acreditaram nelas. Nesse mesmo dia Jesus caminhou ao lado dos dois discípulos que seguiam em direção a Emaús e, logo em seguida, apareceu aos Onze. Assim é registrada a volta em cena dos discípulos de Jesus, para continuarem o Seu projeto para o mundo.

Neste domingo da Ascenção do Senhor Jesus ressuscitado está com os discípulos e deixa-lhes suas ultimas instruções. Depois sobe ao céu, ao encontro do Pai. Ao despedir-se dos discípulos Ele começa por lembrar-lhes que os acontecimentos da sua paixão e morte fazem parte do projeto de Deus. Lembra que, enquanto andava com eles pelos caminhos da Palestina, tinha-lhes dito, repetidamente, que teria de sofrer, ser rejeitado pelas autoridades judaicas, ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Na ocasião, no entanto, os discípulos, com seus próprios sonhos de vitorias pessoais e glórias humanas, tinham se recusado a entender as Palavras do Mestre. Agora o momento é outro e eles estavam, finalmente, em condições de compreenderem que a morte de Jesus na cruz fazia parte do projeto salvador de Deus.

Essa compreensão era fundamental para que os discípulos pudessem desempenhar fielmente a tarefa que Jesus lhes queria confiar. Enviados por Jesus eles deviam ir ao encontro de todas as nações, iniciando por Jerusalém e pregarem a conversão e o perdão dos pecados. Deviam anunciar, em nome de Jesus, que Deus ama a todos, homens e mulheres, sem qualquer distinção e os convida a deixarem o egoísmo, o orgulho e o pecado. Deviam proclamar que Deus, pela cruz, concretizou o seu plano salvador em favor da humanidade. Os discípulos não poderiam testemunhar estas verdades se não tivessem entendido o mistério de Jesus, o sentido da sua vida, da sua morte e de sua ressurreição. Ciente de que os eles não vão conseguir sozinhos cumprirem essa exigente missão, Jesus promete uma ajuda especial: “Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu”

Antes de ser elevado ao céu, Jesus abençoou os discípulos. Em um significado muito especial, essa benção sugere um dom que vem de Deus e que afeta positivamente toda a missão. Capacitados pela força de Deus os discípulos respondem á benção de Jesus com a adoração.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dalva Pereira Silva Soares

 

Compartilhe

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!