Domingo de Pentecostes
Nesse domingo celebramos a solenidade de Pentecostes, cinquenta dias após a ressurreição, a Igreja escolhe a cor vermelha para a liturgia significando a força do amor de Deus que age em toda a criação e no coração de cada homem de cada mulher como fogo que arde e queima, acende a chama de amor, é uma celebração festiva, alegre e animada.
Desde a criação do céu e da terra, Deus agiu com a força amorosa do seu Espírito, ou seja, a força do Espírito Santo. O Espírito Santo é o amor de Deus Pai, de Deus Filho que se manifesta na pessoa do Espírito Santo. “O Espírito de Deus se movia sobre a superfície das águas” (Gn 1, 2). O Espírito Santo de Deus encheu toda a terra das maravilhas do Senhor manifestando toda a sua gloria e sue poder.
Hoje, Deus quer que seu Espírito seja acolhido por cada homem e cada mulher, filhos e filhas de Deus possam acolher e se abrir a ação amorosa deste mesmo Espírito. É o que aconteceu em Pentecostes quando estavam reunidos, seus discípulos, Deus cumpriu o que havia prometido por Jesus. Ali nasce a Igreja que movida pela força do Espírito Santo se reveste de poder e força para continuar a missão de Jesus (At 2, 1-11).
É a continuidade daquele envio dado por Jesus quando apareceu aos seus discípulos que ainda de portas fechadas, temiam as perseguições. Jesus deu-lhes a paz, soprou sobre eles dando-lhes o Espírito e enviou-os à missão. Peçamos hoje ao Senhor que nesta celebração nos encha desta graça e renove a nossa força missionária e nos dê a sua paz. Amem!
Texto por: Aloísio Neves