Na primeira leitura de hoje um sábio de Israel reflete sobre as limitações próprias dos seres humanos. Ele acredita que a única forma de se chegar à vida verdadeira é acolhendo a sabedoria de Deus e deixando se guiar por ela. É esse o caminho que ele sugere a todos aqueles que se preocupam em construir uma vida plena, dentro dos princípios que regem o reino dos céus,
O ser humano é frágil e pequeno. Caminha pelo mundo prisioneiro de um corpo frágil e pecador, que se sujeita aos prazeres do mundo e que impede sua alma de subir aos horizontes ilimitados, onde está o Eterno. Os pensamentos do homem são pequenos e inconsistentes, os seus interesses são materiais e fúteis, a sua inteligência é limitada e comprometida com valores terrenos e sem importância que os impede de se aproximar e se relacionar com o Pai. Vivendo amarrado a todos esses limites o homem e a mulher não conseguem se aproximar e compreender aquilo que ultrapassa, infinitamente, a sua capacidade de conhecer o pensamento e a vontade de Deus Precisa se buscar, constantemente, o caminho que conduz a vida eterna.
O sábio que traz o ensinamento de hoje só encontra uma resposta para todas essas incoerências que regem o comportamento humano: ninguém será capaz de encontrar o caminho para a vida verdadeira se Deus não lhe der a sabedoria e não lhe enviar o Espírito Santo. Sabedoria e Espírito Santo aparecem aqui em conjunção perfeita. É uma só realidade, é o dom que ajuda a humanidade a descobrir o que agrada a Deus e a se conduzir de acordo com a vontade d”Ele.
O ser humano não se basta a si mesmo, necessita de Deus para descobrir o sentido da vida, para saber distinguir o verdadeiro do falso, o certo do errado, para saber qual caminho deverá seguir.
Na atualidade, as modernas tecnologias revolucionaram a forma dos seres humanos se relacionarem. Hoje, o acesso á comunicação está nivelado. Todas as pessoas vivem em um mesmo nível de acesso ao conhecimento e às informações. Tudo isso pode ser profundamente enriquecedor, pode aproximar as pessoas umas das outras, experiências e vivências podem ser compartilhadas em tempo real. Mas, em contrapartida, toda essa aproximação tecnológica entre as pessoas pode se tornar um grande risco. O conhecimento, a informação que, a todo momento, invade a vida de todos, pode se tornar um grande perigo. As opiniões e ideias difundidas em grande escala pelas redes sociais pode interferir na capacidade de cada um fazer suas próprias escolhas. Pode levar os desavisados a assumirem o pensamento e a ideologia dos poderes dominantes, onde se prevalece, o materialismo, o egoísmo, o desamor.
O sábio, da primeira leitura de hoje, traz e lembra as limitações inerentes ao ser humano: a inteligência limitada, a dificuldade de enxergar as realidades de Deus. Para se encontrar o caminho da vida plena e verdadeira o homem e a mulher devem se despir da comodidade, abrir mão do seguir a ”onda”, de acompanhar o modismo que impera e domina a sociedade. Devem se entregar, total e confiantemente e se deixarem guiar pela sabedoria que vem dos céus.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Dalva Pereira Silva Soares