Na liturgia deste domingo, Jesus conta uma parábola aos discípulos para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir (Lc 18,1).
Jesus contou que havia um juiz em uma cidade que não temia a Deus e não respeitava homem algum. Nessa mesma cidade, havia uma viúva que, constantemente, procurava o juiz, pedindo que ele fizesse justiça contra seu adversário. Durante muito tempo, o juiz recusou. Por fim, pensou consigo mesmo: “Eu não temo a Deus e não respeito homem algum, mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a me importunar.”
E Jesus disse: “Escutai o que diz este juiz injusto: e Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Deus lhes fará justiça bem depressa.”
A persistência da viúva em buscar justiça fez com que até o juiz injusto cedesse e atendesse seu pedido. Quanto mais Deus, que é justo, amoroso e misericordioso, atende depressa aos pedidos de seus filhos. Por isso, devemos rezar sempre, sem cessar, com fé e perseverança. Se até o juiz injusto atendeu ao pedido por justiça, quanto mais nosso Pai do céu nos atenderá com amor.
Na primeira leitura, vemos também o poder da intercessão de Moisés: enquanto ele mantinha as mãos levantadas, Israel vencia as batalhas; quando se cansava e seus braços pesavam, Israel perdia. Então, Arão e Ur sustentavam os braços de Moisés erguidos, e Israel venceu a batalha. Deus é maravilhoso! Ele quer que todos nós saiamos vitoriosos das nossas batalhas, e cabe a nós levantar as mãos ao céu, para que Deus aja em nosso favor.
Na segunda leitura, Paulo incentiva Timóteo a permanecer firme naquilo que aprendeu: “Fica firme na palavra, porque ela tem poder de comunicar sabedoria e conduzir à salvação pela fé em Cristo Jesus.”
Hoje, Jesus nos ensina como guardar a fé, intensificar nossa vida de oração, insistir e perseverar, porque Deus escuta nosso clamor e está atento às nossas necessidades. O salmo nos lembra: “O Senhor é quem vem em nosso socorro. Ele nos guardará de todo mal; ele mesmo cuidará da nossa vida, nos guardará na partida e na chegada, desde agora e para sempre.”
Devemos estar atentos, porque quando Jesus voltar, Ele quer encontrar homens e mulheres de fé sobre a terra.
Que o bondoso Deus continue nos abençoando ricamente!
Dario Rossine