Se a vossa justiça não for maior do que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus (Mt 5,19).
Na liturgia deste domingo, no Evangelho, Jesus diz que não veio revogar a lei nem anular tudo que os profetas fizeram, mas Ele veio valorizar e ainda completar, valorizando ainda mais os mandamentos.
Para Jesus, não adianta só o cumprimento, temos que ir além das observâncias.
Jesus diz que está escrito na Escritura: não matarás, mas, para Jesus, isto não é suficiente se observas este mandamento e depois alguém ferir os irmãos com palavras.
A Escritura diz: não cometerás adultério, mas isto não é suficiente se alguém viver um amor de falsidade.
A oferta, na época de Jesus, era muito importante, não podia interromper este ato, só podia deixar de ofertar em situações importantes. E Jesus disse: se alguém tiver para fazer sua oferta e lembrar que o irmão tem algo contra ele, deixa a oferta e vai reconciliar com ele, depois faça sua oferta.
Não adianta fazer oferta se a pessoa não tem coragem de dar o primeiro passo para a reconciliação, mesmo não sendo ela a culpada.
As leis, as normas e a religião são boas, são ótimas, mas para Jesus é só o início, é necessário ir além, temos que, de fato, viver o amor.
Para Jesus, somente a observância formal não adianta. Jesus nos convida a dar o máximo possível, Ele nos ensinou isto com sua vida, Ele deu tudo e nos mostrou isto na cruz, perdoando as pessoas que o mataram.
Na primeira leitura, Deus nos dá a liberdade para escolher o bem e o mal, a vida e a morte, mas a ninguém Ele deu autorização para pecar. Nós podemos estender as mãos para o que quisermos, mas receberemos aquilo que escolhermos, vai gerar vida ou morte, então temos que escolher a vida, porque os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem.
Deus conhece todas as obras do homem, Ele não mandou ninguém agir como o ímpio e a ninguém deu licença para pecar.
Paulo, na segunda leitura, nos convida a buscar a sabedoria de Deus e não a sabedoria do mundo. A sabedoria do mundo está voltada para a destruição, enquanto a sabedoria de Deus está voltada para a salvação.
O salmo diz que feliz é o homem sem pecado em seu caminho e que, na lei do Senhor, vai progredindo.
Vamos pedir ao Senhor esta graça de sermos justos e de amarmos sem medidas e de não termos medo de ir ao encontro dos irmãos.
Que o bondoso Deus continue nos abençoando ricamente.
Louvado seja o nome do nosso Senhor Jesus Cristo.
Dario Rossine