Neste segundo domingo do Advento somos convidados á refletir sobre como estamos nos preparando para acolher o Senhor que vem nos encontrar.
O último versículo da leitura do Evangelho nos diz: “todas as pessoas verão a salvação de Deus” (6), todavia, no mesmo texto nos faz anteriormente o convite a conversão: “preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (4c). Devemos compreender que a salvação é oferecida gratuitamente sem distinção, trata-se de uma graça para todos, é pra mim, é pra você, mas, se não houver de nossa parte a correspondência preparando os nossos corações para acolher o Senhor que Vem nos salvar, corremos o risco de recebermos a salvação e ficar sem assumi-la na vida, seguindo a vida escravizados por tantas coisas, sem necessidade nenhuma.
O Senhor não exige que sejamos puros para sermos salvos, entretanto, que uma vez recebida a oferta da salvação, tendo sido salvos por Jesus Cristo através de sua morte e ressurreição que busquemos pela nossa conversão a purificação de nossas vidas, pois, os frutos da salvação se mostram pela firme decisão em acolher e corresponder a vontade de Deus.
Daqui alguns dias é o Natal do Senhor, onde teremos a oportunidade de aprofundar, de tomar posse com maior intensidade e abrangência da salvação que Jesus vem nos trazer em Si mesmo, e para vermos em nós mesmos a salvação se traduzir como graça transformadora, hoje temos que ser resolutos quanto ao comprometimento com o caminho de purificação que precisamos percorrer.
A felicidade da celebração do Natal não depende apenas do que faremos nos dias 24 e 25 deste mês, mas, sim em como vivenciamos a nossa preparação, quanto mais cuidarmos de fazer bem o percurso da conversão, contemplaremos certamente mais e mais a salvação de Deus se realizar em nós.
Texto: Emerson Alves
Imagem: Pixabay