Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

A Rainha que é serva

A celebração da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ocorre sempre num domingo após 15 de agosto, ou no próprio dia 15, caso seja domingo. Como esse último dia 15 foi uma segunda-feira, neste ano de 2022 teremos a comemoração no domingo 21.

A liturgia de domingo apresenta, portanto, para nossa meditação, o Evangelho de Lucas 1, 39-56, e a primeira palavra que devemos refletir está logo no versículo 39 “Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia”. A Virgem Mãe já havia recebido a visita do anjo declarando-a cheia de graça, o Espírito Santo já tinha concebido em seu ventre o Filho de Deus, mas, a primeira atitude de Maria foi servir sua parenta. Grávida do Rei dos reis, Maria enfrenta uma “região montanhosa”, pois queria auxiliar Isabel já de idade avançada no sexto mês de gravidez.

Esse comportamento de Nossa Senhora nos ensina o quão profundo é o sentido desta festa e o que deve significar na vida de cada um de nós. Nossa mãe do céu é Rainha, não apenas porque é a mãe de Jesus Cristo, o Rei Eterno, mas por ter perseverado até o fim no serviço, na busca intensa de cumprir a vontade de Deus, sempre sendo servidora, auxílio aos mais necessitados. Nem depois de assunta ao céu deixou esse comportamento, ao contrário, assumiu ainda mais a missão de servir a Igreja e a toda humanidade como Mãe que sempre providencia para nós a vontade de Deus.

Outros versículos que não podemos deixar escapar em nossa reflexão são o 47, “o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” e o 48, “porque olhou para a humildade de sua serva”. Alegria e humildade, duas características de Maria que devemos aprender. A Virgem Mãe encontrou a alegria em sua vida terrena, pois estava sempre em comunhão com Deus. Pelo testemunho de Nossa Senhora fica claro que devemos buscar a alegria unicamente na realização da vontade de Deus. O exercício de fé de Nossa Mãe do céu era o que alimentava seu coração com alegria. A Virgem Mãe é Rainha porque era serva, por ser vazia de si, é que Deus pode a tornar plena da graça. A humildade de Nossa Senhora foi a via de acesso que permitiu a Deus realizar em sua vida maravilhas.

Que possamos elevar aos céus, por meio de Nossa Senhora, nossas súplicas. Como boa mãe ela está pronta e com pressa em nos auxiliar. Porém, dentre os inúmeros pedidos que devemos confiar à intercessão da Virgem Maria, estejam nossos pedidos para aprendermos dela, a sermos servidores uns dos outros. Que possamos pedir que ela nos ensine a nos esvaziarmos de nós mesmos para que Deus possa agir com liberalidade em nossa história.

Texto: Emerson Alves

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por