Os acolhidos da Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver aprenderam como lidar com animais peçonhentos e venenosos nessa última semana. Entre a segunda e terça-feira (2 a 03/05), sete pessoas que passam pelo tratamento para a cura da dependência química participaram do curso de capacitação de “Animais Peçonhentos e Venenosos”, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Jaboticatubas.
A relação do homem com o animal é o primeiro aspecto que foi abordado no treinamento. Os participantes receberam orientações sobre medidas preventivas e de segurança e aprenderam sobre estratégias de defesa do animal e práticas de contenção. Nas aulas, os acolhidos construíram o seu próprio instrumento de captura (gancho) e, com cobras de borracha, simularam as técnicas para conter o animal e o colocar na caixa.
Também durante a capacitação foram repassadas aos alunos informações sobre os locais mais comuns onde pode ser encontrado cada tipo de animal e instruções sobre as providências em caso de acidentes. “Como a CT se localiza em uma fazenda, o curso foi muito importante, uma vez que esse conhecimento vai proporcionar mais tranquilidade para quem lida no dia a dia com esses animais”, relata o monitor da Comunidade Terapêutica, Geraldo Marcelino da Silva.
O acolhido José Hilton, 48 anos, de Salvador (BA), participou do curso e aproveitou para enriquecer sua educação. “Para mim vai ajudar muito porquê quando eu concluir meu tratamento, vou levar esses conhecimentos que adquiri para minha vida lá fora e pretendo atuar na área rural”, relata.
Para José, que deseja continuar trabalhando no campo, o curso foi muito importante. “Aprendi sobre as formas de prevenções e como lidar em caso de ser picado por alguns desses animais, ou outra pessoa for e o que eu posso ajudar nesse caso. Já me sinto mais seguro e apto para agir nessas situações. Sou muito grato a Reviver por todo o apoio!”, finaliza.
PARCERIA COM O SENAR
A parceria da Comunidade Reviver com a entidade, que tem como objetivo executar, em todo território nacional, a formação profissional rural e a promoção social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural, irá ainda contar com outros cursos no decorrer do ano.
O Senar disponibiliza mais de 300 cursos, gratuitos e presenciais, nas áreas de aquicultura, agroindústria, agricultura, extrativismo, fruticultura, pecuária, silvicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.
Na modalidade de educação a distância são 71 cursos em 21 programas de capacitação, como empreendedorismo e gestão de negócios, agricultura de baixa emissão de carbono no campo, agricultura de precisão e qualidade de vida.
Confira os registros: