Neste domingo a Igreja celebra a solenidade do Batismo do Senhor. Momento marcante para todos nós e para toda a Igreja. Experiência trinitária manifestada no momento em que o céu se abre e o Pai do céu declara seu amor ao Filho Jesus pela força do Divino Espírito que é o amor do Pai e do Filho manifestado naquele momento.
O batismo do Senhor, nos mostra que o nosso batismo nos faz participantes da mesma graça de Jesus enquanto Filho. Jesus é envolvido no amor do Pai que declara: “Este é meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado” (Mt 3, 17). Em Jesus, esta declaração do Pai do céu se estende todos nós, somos filhos muito amados do Pai através da pessoa de Jesus que recebe de Deus junto com a declaração de amor, a missão de proclamar o reino a todos. Portanto, cada um de nós recebe por participação batismal a missão de propagar o amor aos demais irmãos e irmãs.
Encontramos nas leituras da liturgia deste domingo a graça que nos envolve no mistério do amor de Deus e através do batismo na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. No inicio da primeira leitura extraída do profeta Isaias encontramos o seguinte: “Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito”… (Is42,1). Deus chama seu escolhido, seu eleito de servo que equivale a filho, tem a mesma conotação do que está no evangelho ao declarar para Jesus seu amor. Nós participamos desta graça, ou seja, somos filhos temos a missão de servir assumindo a mesma missão de Jesus. Deus se compraz, se enche de amor, acolhe e elege a cada um de nós e nos lança neste mundo para enchermos toda a terra da sua glória. Portanto, devemos hoje nos encher do amor de Deus, vivenciarmos a filiação e na força e no poder do Espírito Santo nos lançar em missão de propagadores desta graça. Amem! Assim seja!
Deus seja louvado!
Aloísio Neves