Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

…” Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus… Mt. 5, 8,9

No evangelho de hoje, no célebre Sermão da Montanha, Jesus ensina os valores do Reino de Deus e as bem aventuranças ocupam um lugar central neste projeto. Ele chama a todos para serem sal da terra e luz do mundo, influenciando com amor e verdade.

As bem aventuranças são, na verdade, o modelo de vida que os seguidores de Jesus devem adotar. São oito portas de entrada da comunidade do Reino de Deus; os valores fundamentais do projeto de Jesus e descrevem estados de felicidade e benção para aqueles que vivem de acordo com Seus ensinamentos, como os pobres de espírito, os mansos, os que choram e os que buscam justiça, com o ápice que é a alegria de serem perseguidos por causa Dele. Elas são, também, uma mensagem de esperança e de consolo para os pobres, os humildes, os excluídos, os sofredores. Anuncia que Deus ama a todos, confirma que a libertação vai chegar e que a sua situação vai mudar. Asseguram que o mundo novo já chegou. Passados mais de dois mil anos os dizeres do sermão da montanha, as bem aventuranças, continuam a soar tão presentes, tão atuais aos ouvidos de quem escuta. Deixa-os impactados e perplexos, pois apontam num sentido que vai contra o senso comum. Parecem subverter o sentido das coisas e contradizerem tudo aquilo que o mundo ensina sobre sucesso e fracasso sob a perspectiva humana. São um desafio que ameaça todas as certezas e seguranças, a sabedoria convencional e a organização social. São realmente o caminho para a felicidade e realização plenas. Jesus ensina que a verdadeira felicidade se alcança por caminhos completamente diferentes dos que a sociedade materialista propõe. Os “pobres de espirito” são aqueles que, sem bens materiais, sem as seguranças humanas, se entregam confiadamente nas mãos de Deus, colocam sua esperança Nele. Deus não gosta de ver o sofrimento de seu povo. Jesus afirma que o Pai vai consolar os que choram. Em um mundo competitivo e agressivo Ele pede para não se responder violência com violência e agirem como filhos misericordiosos e compassivos. Os que têm fome e sede de justiça devem se preocupar prioritariamente em acertarem, em serem fieis aos compromissos que têm com Deus.

Nunca, em nenhuma outra época da história, o mundo esteve tão conectado. Hoje se acompanha, pelas redes sociais, em tempo real, os dramas, as angustias, a fome, a solidão das pessoas espalhadas pelo mundo e, também, da mesma forma, se vê globalizada a indiferença pelo sofrimento alheio. As bem aventuranças desenham o retrato paternal de Deus; garantem Sua sensibilidade ao sofrimento de seus filhos, mostram sua disponibilidade em confortar os que estão feridos e magoados. Esse é o modelo de vida que o verdadeiro Cristão na atualidade deve seguir; ele deve sinal de esperança e fé, de amor e empatia, cuidando especialmente dos que mais necessitam, na busca constante de sua própria edificação dentro do projeto do Reino dos Céus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dalva Pereira Silva Soares

 

Compartilhe

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!