Os acolhidos da Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver ganharam mais uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho e de geração de renda nesse mês de abril. Foi realizado, entre os dias 08 a 12, o curso de capacitação “Produção Artesanal de Móveis de Bambu”, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Jaboticatubas.
O curso, que tem como objetivo ensinar o passo a passo da fabricação de móveis de bambu, percorrendo uma jornada de aprendizado que mescla teoria e prática, possui 40h de carga horária e contemplou sete acolhidos. Durante as aulas, eles aprenderam sobre o histórico e a importância da utilização de bambu na produção de móveis, desidratação do bambu, planejamento e empreendedorismo, montagem das peças e durabilidade, dentre outras coisas.
Para o acolhido Keven Santos, 26 anos, de Santa Luzia (MG), o que ele mais gostou foi ter aprendido a como fazer uma cadeira de bambu. “Foi muito bom também aprender a como fazer a amarração delas, que ficou ótima, e como queimar os bambus, para que eles fiquem com uma cor melhor”, comenta.
Os cursos de capacitação são muito importantes para dar uma nova oportunidade aos acolhidos após a conclusão do tratamento. “Para mim foi muito valioso ter aprendido mais uma profissão e poder ensinar outras pessoas que tiver vontade de aprender a fazer e poder por em prática também dentro da CT”, finaliza.
PARCERIA COM O SENAR
A parceria da Comunidade Reviver com a entidade, que tem como objetivo executar, em todo território nacional, a formação profissional rural e a promoção social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural, irá ainda contar com outros cursos no decorrer do ano.
O Senar disponibiliza mais de 300 cursos, gratuitos e presenciais, nas áreas de aquicultura, agroindústria, agricultura, extrativismo, fruticultura, pecuária, silvicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.
Na modalidade de educação a distância são 71 cursos em 21 programas de capacitação, como empreendedorismo e gestão de negócios, agricultura de baixa emissão de carbono no campo, agricultura de precisão e qualidade de vida.
Confira os registros: