Os acolhidos da Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver ganharam mais uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho e de geração de renda nesta última semana. É que entre a segunda e sexta-feira (20 a 24/06), nove homens que passam pelo tratamento para a cura da dependência química participaram do curso de capacitação “Bombeiro Hidráulico”, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Jaboticatubas. Além dos acolhidos, um monitor da CT também participou da capacitação.
De acordo com o monitor responsável por acompanhar a oficina, Farley Henrique, o principal objetivo da capacitação foi apoiar os acolhidos em sua reinserção social e geração de emprego e renda. “Nós esperamos que eles consigam aplicar esse conhecimento no seu dia a dia de maneira que agregue algum valor a sua renda”, relata o monitor.
Com duração de 40 horas/aula, o curso focou tanto na parte teórica quanto na prática. Os acolhidos aprenderam qual é a função do bombeiro hidráulico, os tipos de rede hidráulica e de esgoto, como fazer a leitura e interpretação de um projeto hidráulico e como fazer o planejamento da rede hidráulica. Além disso, eles puderam praticar a seleção das conexões, pontos de corte, soldagem das conexões de agua, instalação da caixa d’água, soldagem das conexões de esgoto e foram conscientizados sobre a importância da fossa séptica.
De acordo com Farley, o curso foi muito bem aproveitado pelos acolhidos, que agora tem a oportunidade e o conhecimento para garantir uma nova fonte de renda. “É um campo que possui um amplo espaço para atuação. Cano quebra todo dia, mas não é todo mundo que sabe fazer o trabalho corretamente. É uma chance de ganhar um dinheiro extra, ou até mesmo continuar se especializando na área”, comenta.
Como é o caso do acolhido Geníson Miranda, 45 anos, que é pedreiro e aproveitou o curso para enriquecer seu conhecimento e aumentar as suas possibilidades de prestação de serviço. “O curso foi muito interessante para mim porque vai ser muito útil na minha profissão. Fiquei feliz de poder participar e aprender coisas novas, que tenho certeza que vou conseguir utilizar quando terminar o tratamento”, conta.
Para Geníson, o que ele mais gostou no curso foi aprender a fazer ligações de água e esgoto. “É uma área que eu não tinha muito conhecimento, mas gostei de aprender e me sinto mais capacitado para, no meu serviço de pedreiro, conseguir fazer um trabalho multiprofissional de qualidade”, finaliza.
PARCERIA COM O SENAR
A parceria da Comunidade Reviver com a entidade, que tem como objetivo executar, em todo território nacional, a formação profissional rural e a promoção social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural, irá ainda contar com outros cursos no decorrer do ano.
O Senar disponibiliza mais de 300 cursos, gratuitos e presenciais, nas áreas de aquicultura, agroindústria, agricultura, extrativismo, fruticultura, pecuária, silvicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.
Na modalidade de educação a distância são 71 cursos em 21 programas de capacitação, como empreendedorismo e gestão de negócios, agricultura de baixa emissão de carbono no campo, agricultura de precisão e qualidade de vida.
Confira os registros: