Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Capacitação: Reviver e Senar oferecem curso para os acolhidos

Os acolhidos da Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver ganharam mais uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho e de geração de renda no mês de janeiro. Foi realizado, nos dias 30 e 31, o primeiro curso de capacitação do ano “Produção Artesanal de Polpa de Fruta”, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Jaboticatubas.

O curso, que tem como objetivo ensinar a preparar frutas e polpas para congelamento, com frutas regionais, possui 16h de carga horária e contemplou oito acolhidos. Durante as aulas, eles aprenderam sobre segurança e saúde no trabalho; meio ambiente; equipamentos, utensílios e normas de segurança; seleção das frutas; valor nutricional das frutas; produção de polpa de frutas; preparo dos produtos para comercialização; dentre outros.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, e a produção de polpas de frutas naturais vem se notabilizando pelo forte crescimento do consumo. Diante disso, a instrutora do curso, Ana Christina, explica a importância da capacitação para os acolhidos. “Enquanto eles estão aqui em tratamento contra a dependência química, esse tempo em que estão parados, se eles puderem utilizar para se capacitar, não somente em uma coisa, mas em vários cursos, é muito bom. Porque, quando eles saírem, terão opções diversas e isso já ajuda na reinserção”, relata.

A instrutora, que é tecnóloga em alimentos e tem mestrado em controle de qualidade de alimentos, também comentou sobre como é a experiência de ensinar em uma comunidade terapêutica. “Eu percebi que eles gostaram bastante. É tudo novidade e esse é um nicho novo e uma oportunidade nova para eles. O Senar tem uma flexibilidade que permite a gente poder trabalhar também em comunidades, não é só restrito ao rural. Mas há uma diferença sim entre trabalhar com o produtor e com pessoas que não tão ligadas no meio rural. Porém, isso não impede nada que a pessoa que não tenha conhecimento prévio, possa aprender o que a gente vai passar. O que demanda mais é que temos que esclarecer mais coisas do que um produtor já saberia”, afirma.

O acolhido Gladston Maia, 37 anos, natural de BH, trabalhava na área de coquetelaria, bares e restaurantes antes de ir para a Reviver e participou do curso de produção artesanal de polpa de fruta. Para ele, foi uma oportunidade muito valiosa. “Achei o curso muito bom e para mim vai agregar muito, já que tenho experiência na área. E agora vou aproveitar o público e contatos que já tenha e vou poder fornecer polpas e fazer um gancho para restaurantes. Então está agregando muito e já tenho muitos planos”, conta.

Para ele, os cursos são muito importantes e a parceria entre Reviver e Senar não pode acabar. “Essa parceria é muito boa e eu fiquei muito feliz de poder participar. A gente aprende coisas que nem imagina, como descascar uma laranja de colher. E passa também a planejar o futuro a partir do vamos aprendendo. Penso em até abrir o próprio negócio, futuramente, se der certo”, finaliza

PARCERIA COM O SENAR

A parceria da Comunidade Reviver com a entidade, que tem como objetivo executar, em todo território nacional, a formação profissional rural e a promoção social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural, irá ainda contar com outros cursos no decorrer do ano.

O Senar disponibiliza mais de 300 cursos, gratuitos e presenciais, nas áreas de aquicultura, agroindústria, agricultura, extrativismo, fruticultura, pecuária, silvicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.

Na modalidade de educação a distância são 71 cursos em 21 programas de capacitação, como empreendedorismo e gestão de negócios, agricultura de baixa emissão de carbono no campo, agricultura de precisão e qualidade de vida.

Confira os registros:

   

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por