Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Confira nove dicas da Reviver para para viver um santo Natal

NATAL

Os missionários da Comunidade Católica Reviver elencaram algumas atitudes para vivenciar um santo Natal, tendo em vista a verdadeira alegria da festa. Um desses conselhos, dado pelo co-fundador Vitório Evangelista Chaves, orienta que a festividade só tem sentido se apontar para o grande aniversariante deste dia: o Menino Deus.

Veja quais são as dicas para viver um santo Natal:

  • Seja moderado: Evite exageros com comida ou bebedeiras e não entre na onda do consumismo, atendendo a apelos do comércio.

“O importante, o essencial, é que Jesus Cristo de fato nasça em nossos corações de uma maneira nova, e que, a partir daí, possamos sempre caminhar na luz desse Deus Único e Verdadeiro, Deus que nos quer irmanados na mesma fé e solidários uns com os outros!” – Vitório  Evangelista

  • Foque no essencial: As decorações são símbolos que representam os presentes que os Reis Magos levaram até Jesus, mas esses adereços não representam a verdadeira essência do Natal.
  • Valorize e ame a família: Faça do seu lar,  da sua família, um lugar digno de receber a família de Nazaré, amando seus familiares. A missionário Juliana Oliveira, quem dá o conselho ressalta que mesmo nas dificuldades é possível vivenciar este afeto, como ensinou a família de Jesus. “A família de Nazaré se encontrava em um lugar onde muitas coisas lhe faltava, porém o amor se fazia presente e é isso que dava àquele lugar simples, um estábulo, a dignidade de um espaço onde a salvação entrou no mundo”, exemplifica.

“O primordial é redescobrir o real valor e sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo. Deus não é contra festejar, alegrar-se, mas essas festas devem estar em torno da alegria do dia em que Deus nos seu próprio filho Jesus, para nascer da virgem Maria em prol da salvação da nossa salvação” – Aloísio Neves.

  • Leia a bíblia: A leitura da Palavra de Deus diariamente e intensificada no período de preparação para o Natal é uma das orientações para vivenciar a festa em sua essencialidade. Essa orientação veio do missionário Marcelo Nepomuceno, e ele recomenda também que no dia do Natal, a leitura da bíblia seja feita em família, antes ou após a ceia, com um momento de partilha. “Precisamos do alimento material, mas também do alimento espiritual. Então, aproveite o Natal para festejar o nascimentos de Jesus, evangelizando a sua família”, orienta.
  • Faça Novena: Seja em família, junto com os amigos ou com a comunidade paroquial, prepare-se para o Natal rezando a Novena. Na arquidiocese de Belo Horizonte, as orações e reflexões estão disponíveis gratuitamente, basta solicitar um livro digital NESTE LINK. Além de indicar a novena, o casal de missionários João Carlos e Angelita, aconselham outra prática para ter um Santo Natal, que vai no próximo tópico.
Novena de Natal
Foto: Reprodução ArquidioceseBH
  • Reze terço: Rezar o terço diariamente, sobretudo no período que antecede o Natal é uma forma de estar em sintonia com a essência da celebração, como orienta o casal de evangelizadores da Reviver João Carlos e Angelita. “Pela oração, deixamos Jesus entrar a cada dia mais em nosso coração, e assim conseguimos transmitir esse mesmo Jesus para cada irmão”, pondera os missionários.
  • Reze com os familiares: Junte os familiares para uma oração nos dias que antecedem e também na noite do Natal. A dica para os que não encontram tempo para a oração, rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.  A missionária da Reviver Tereza partilha que junto com este momento é necessário buscar o perdão e o diálogo. “Muitas vezes a união na família na oração na família não é fácil, mas, nem que seja por poucos minutos, dêem-se as mãos e rezem juntos. Isso é muito importante, tanto para Deus, quanto para a família.”
  • Viva com alegria: Sendo Jesus o verdadeiro motivo da celebração, a espera para o dia em que a promessa da vinda do menino Deus se cumpriu deve ser vivenciada com alegria e,  portanto, sem lamentações. Mesmo que as dificuldades da vida possam levar a pensamentos de tristeza, foque no verdadeiro chegada do Natal com alegria. Esse é a dica do casal de evangelizadores Daniel e Dulcilene.
  • Prepare o ambiente: Os símbolos que fazem parte do presépio trazem à memoria a própria cena do nascimento de Jesus. O próprio Papa Francisco falou sobre a importância deste item de decoração natalina, no último dia 10 de dezembro, quando foram montados a árvore de Natal e o Presépio no Vaticano.

A árvore e o presépio apresentam-nos a atmosfera típica de Natal que faz parte do patrimônio das nossas comunidades: uma atmosfera de ternura, partilha e intimidade familiar. Não vamos viver um Natal falso e comercial! Deixemo-nos envolver pela proximidade de Deus, pela atmosfera natalícia que a arte, a música, as canções e as tradições trazem aos nossos corações” – Papa Francisco

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por