Na liturgia deste primeiro domingo da quaresma somos chamados à conversão sincera de coração. Na primeira leitura, podemos recordar da aliança que Deus fez com Noé, com sua descendência e com todos seres vivos que estavam na arca (Gn 9,8-10).
Muitos da época de Noé pereceram, perderam a vida por não ouvir a voz do Senhor.
Pedro, na segunda leitura nos diz que “Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos nossos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus”. (1ºPedro 3,18a).
Pedro também nos recorda que na época de Noé poucos foram os que se salvaram, ou seja, não deram ouvidos à palavra do Senhor, muitos até zombavam de Noé e poucos se salvaram.
No evangelho de São Mateus, Jesus é levado pelo Espírito ao deserto e fica lá quarenta dias, entre animais selvagens e era tentado por satanás, mas os anjos O serviam.(Mt 4,12-13).
E depois da prisão de João Batista, Jesus vai para a Galiléia pregar o evangelho de Deus dizendo: “ o tempo já se completou, o reino de Deus está próximo, convertei-vos e credes no evangelho”
Irmãos (a) estamos entrando em um tempo propício para ouvir a palavra de Deus e a pôr em prática, a quaresma é um tempo forte onde o próprio Jesus nos chama à conversão. O tempo está muito abreviado, não podemos adiar mais a resposta a este chamado , não podemos fazer igual o povo da época de Noé, onde poucos se salvaram por não mudar de vida.
Jesus passou quarenta dias no deserto sendo tentado e resistiu ao mal. Jesus nos mostrou que se também fecharmos os ouvidos às tentações do mundo, resistiremos ao mal e ele fugirá de vós (Tiago 4,7).
Que nesta quaresma possamos ser mais íntimos do Senhor, ouvir a sua palavra e deixar que ela transforme nossas vidas, que nesta quaresma possamos orar como o salmista: mostrai -me ó Senhor vossos caminhos e fazei -me conhecer a vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
Que o bondoso Deus continue te abençoando ricamente nesta caminhada quaresmal.
Texto: Dario Rossine