Fechando o ano litúrgico, neste domingo (21), ao celebrar a solenidade de Cristo Rei e Senhor do Universo, ano que foi dedicado ao laicato, somos convidados a assumirmos definitivamente o reinado de Jesus sobre nós, de deixá-lo exercer seu senhorio absoluto em nossas vidas.
Quando o Senhor nos permite tê-lo como Rei, pode se considerar que se trata da manifestação do amor misericordioso de Deus, é chance única de descobrir o sentido da vida, de encontrar o eixo gravitacional capaz de fazer com que a vida integralmente se desenvolva iluminada por um centro sólido que dê segurança e convergência as mais diversas áreas de nossa existência.
O Senhor reinar sobre nós é um direito conquistado ao derramar todo seu sangue para a nossa salvação. Por Ele haver nos resgatado da morte é que nossas vidas alcançam significado pleno. Temos um novo porquê de viver, não cabe mais buscarmos atingir nossos interesses, mas, sim a vontade soberana do Rei que é Jesus.
Por bondade de Deus fomos enraizados por meio do sacramento do batismo em Cristo Rei e Senhor do universo, que hoje vivamos a efusão no Espírito Santo para que possamos declarar com nosso modo de viver, pelo nosso testemunho de vida e palavras que Jesus Cristo é Senhor e Rei de nossas vidas.
Confira a leitura do Evangelho deste domingo da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo (Jo 18,33b-37):
Naquele tempo, 33bPilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?”
35Pilatos falou: “Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”
36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”.
37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?”
Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.
Por: Emerson Alves
Foto: Pixabay