A Comunidade Católica Reviver comemora nesta segunda-feira, 17, os 83 anos de seu fundador, David Arão Siqueira. Em celebração ao aniversário do missionário que deu origem à Reviver, relembramos alguns pontos principais da vida dele, como a infância difícil, a perda dos filhos dele e o da fundação da comunidade.
Infância
No dia 17 de janeiro de 1939 nasceu David Arão Siqueira, filho de Maria Luiza Siqueira e Jacinto Jorge Siqueira. Décimo sexto filho, recebeu esse nome em honra à Davi, Rei de Israel. Sua infância foi marcada pelo sofrimento: era raquítico e sofria com doenças respiratórias, dentre as quais a mais grave era a asma brônquica.
Ainda criança trabalhava ajudando os irmãos na lida com a terra, capinava para plantar e também ajudava na colheita. David aprendeu a cozinhar logo que conseguiu movimentar no fogão a lenha os enormes caldeirões e panelas.
Durante sua infância, David enfrentou dois golpes difíceis. Seu pai faleceu após ter sido acometido por uma enfermidade que o deixou acamado por alguns meses. Isso deixou Davi muito inseguro, com medo de como seria seu futuro e como sua família sobreviveria. Sua outra perda foi quando seu irmão, Antônio, foi convocado pelo exército para ir lutar na Itália na Segunda Guerra Mundial. A família, já balada com a perda do pai, ficou muito assustada por se despedir de mais um integrante.
Aos 11 anos de idade, o garoto David enveredou-se pelo caminho da bebida alcoólica, tornando-se praticamente um dependente químico. Ele fazia o uso de álcool para fugir da realidade de miséria em que vivia e traz ainda hoje consigo as marcas dessa época tenebrosa.
Mudança para Belo Horizonte
Quando completou 15 anos de idade, David veio para Belo Horizonte na companhia de seu irmão mais velho Antônio Siqueira, que também era seu padrinho de batismo. Antônio era veterano de guerra e tinha ingressado na Polícia Militar de Minas Gerais. Por influência de Antônio, David ingressou na Polícia Militar e foi aceito como recruta, começando um processo de treinamento que culminou com seu engajamento definitivo na corporação. A Polícia Militar, como ele próprio afirma, “foi a grande escola de formação”, foi ali que ele se alfabetizou e foi crescendo profissionalmente.
Querendo realizar outro sonho em sua vida, David começou a procurar uma esposa. No dia 29 de junho de 1958, festa de São Pedro, David foi a um baile onde conheceu Maria Aparecida dos Santos, ou Cida. Após quatro anos de namoro, David e Cida se casaram – apesar de enfrentar obstáculos com a mãe de Cida, dona Regina, que era contra o casamento.
Com a graça de Deus, os três se perdoaram e houve uma cura interior muito grande em seus corações com amor passando a reinar e uma grande consideração ter surgido entre eles.
Obstáculos na Vida
David e Cida, agora casados, começaram a estabilizar a vida. David, como sargento enfermeiro, foi designado a prestar serviços no laboratório de análises patológicas de um hospital. Deus começou nesse momento a escrever uma das mais belas páginas na história de vida de David, por colocar em contato com pessoas vulneráveis.
Vítima de perseguição no trabalho, David foi transferido de Belo Horizonte para o município de Brasilândia, situado no Sudeste de Minas Gerais. Nessa época, ele já era pai de dois filhos: Rogério e Regina. A família então reuniu seus pertences e viajaram os 570 km que separavam as duas cidades.
Em Brasilândia, o sargento David era o único enfermeiro de um batalhão formado por 180 homens. Ele atendia com esmero os moradores daquela localidade e, por causa da carência de médicos, ele se tornara referência para tratamento de saúde, aplicando vacinas e realizando partos.
Durante esse período em Brasilândia, ele perdeu dois filhos, enfrentando o sofrimento que veio com essas tragédias. Com o coração enlutado, David e Cida superaram esse momento difícil.
Vida Cristã
Incentivado por seu capitão, David realizou a primeira pregação de sua vida em honra à São Sebastião. A parir desse momento, ele passou a se conectar com esse lado mais espiritual e realizar atendimentos de oração sempre que o procuravam.
Depois de passar a realizar evangelização nas casas, David sentiu a necessidade de abrir um grupo de oração, para que todos pudessem se reunir. Após um período de oração, David discerniu que Deus queria que ele fundasse uma comunidade onde pudesse evangelizar e assistir a população em situação de rua, dando a eles uma formação que possibilitasse resgatá-los da mendicância.
Foi oferecida uma pequena sala para que Davi instalasse a Comunidade Reviver e começasse com os atendimentos de oração. Como tudo que se inicia, foi muito modesta e dificultosa a adaptação, mas com persistência e determinação, em pouco tempo já a pequena sala não comportava a demanda de público que vinha a procura de oração.
Com a grande procura, a Comunidade, sob liderança de David, foi abrindo grupos de oração ao longo de vários horários do dia e da noite, e durante vários dias da semana. A Comunidade Reviver deixou de ser um projeto e se tornou uma realidade.
Comunidade Reviver
Durante um longo período, a Comunidade Reviver foi referência para os moradores de rua. Na Comunidade as pessoas se sentiam amadas e acolhidas. Muitas voltaram para suas cidades de origem, outras conseguiram trabalho e passaram a viver com dignidade. Dezenas de voluntários e membros revezavam os dias de semana para prestar atendimento a esses irmãos.
No dia 6 de janeiro de 2008, comemorando o décimo oitavo ano de fundação, a Comunidade Católica Reviver mudou-se para sua sede própria, abandonando o aluguel. O prédio ganhou o nome de Casa Nossa Senhora da Divina Providência, em honra a Virgem Maria, que tudo tem providenciado para essa obra e a quem Davi consagrou desde o momento de sua fundação. Como local de evangelização, o espaço foi dedicado ao servo de Deus João Paulo II, sendo chamado “Centro de Evangelização João Paulo II”.
A Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver foi fundada em 12 de julho de 1997, no décimo terceiro ano de fundação da Reviver. Conta com uma equipe multidisciplinar formada por monitores, psicólogo, médico, enfermeiro, assistente social e outros profissionais que não medem esforços para êxito do tratamento da dependência química.
O espaço físico é de 162 mil quilômetros quadrados de terreno. A área construída contém um prédio que atende a todas as exigências da vigilância sanitária com capacidade para receber 60 residentes e possui ainda várias oficinas de laborterapia, auditório para reunião, academia, quadra poliesportiva, piscina, lagoas e espaço para horta e criação de animais, além de uma ampla área livre onde se pode contemplar a natureza.
A história completa de David Arão Siqueira está presente no livro “Vós sois testemunhas de tudo isso”, do missionário Vitório Evangelista Chaves e pode ser adquirido na sede da Reviver.
Felicitações
Confira alguns depoimentos de missionários da comunidade parabenizando pelo aniversário:
“Parabéns ao nosso Pai, o senhor David! Feliz aniversário com as bênçãos do Senhor Jesus” – Aloísio Neves
“Louvado seja Deus pelo dom da vida do Sr. David e por toda sua família!” – Janaína Magnólia
“Parabéns Sr. Davi .Feliz Aniversário! Que Deus o cubra de suas ricas e poderosas bênçãos!” – Maria Ivone Martins
“Deus seja louvado pela vida do Sr. David. Que Deus o abençoe com muita saúde, para ele continuar sua missão tão linda, na Comunidade e na vida de tantas pessoas! Amo demais” – Marlene Matos
Homenagem
O filho do Sr. David, o artista Madson Ronnie, compôs uma música em sua homenagem. Confira!