Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Deus, absurdamente providente!

Vitorio Evangelista

Deus é absurdamente providente.

Vitório Evangelista, missionário da Comunidade Reviver

Essa é a conclusão que chegamos, com todo o tempo que passamos com  nossa casa mãe fechada, devido à pandemia do coronavírus.

Antes da pandemia tínhamos sete grupos de oração em funcionamento, atendimentos diários de oração e encontros mensais de evangelização. Essas atividades mantinham a pujança de nossa sede, sem mencionar ainda, o intenso trabalho missionário fora de nosso domínio.

Tudo isso nos ajudava a manter as despesas da nossa casa mãe Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver, em Jaboticatubas, diocese de Sete Lagoas.
Tínhamos um intensa agenda para o ano de dois mil e vinte, com vários encontros previstos, cursos de formação espirituais e tantos outros. Estávamos apenas no início do cumprimento de nossa agenda, quando vimos nossos planos frustrados e enxergando apenas incertezas para os meses seguintes.

Deus sempre se manifestou generoso para conosco ao longo dos mais de 30 anos de atividade, mesmo nos períodos mais críticos da economia do país. Nem nos tempos de vacas magras nos faltou, nem nos tempos de vacas gordas nos sobrou. Deus nos deu sempre o necessário para o exercício de nosso ministério.

Eu disse acima que não deveria nos trazer preocupação, mas aconteceu justamente o contrário, porque a crise gerada pela pandemia era sem precedentes, mas foi justamente nessa hora que começamos a experimentar um Deus absurdamente providente. Comparamos nossa experiência na pandemia, com um episódio da vida do Profeta Elias (cf 1Rs 17,1-24).

Por ordem de Deus o profeta Elias profetizou três anos e seis meses sem chuva em Israel. Durante esse tempo de seca e grande escassez de alimento, Deus providenciou a fonte de Carit para que ele saciasse a sede e os corvos lhe traziam alimento, essa era a rotina do profeta. Muito parecida com a nossa na Comunidade Reviver:  tínhamos no exercício de nosso apostolado nossa “fonte de Carit”. Trabalhávamos com muito afinco, certos de que o trabalhador era digno de seu sustento, vivíamos nossa rotina.

De repente, sem que Elias soubesse ou tivesse tempo para outro plano, a fonte de Carit secou e os corvos não mais trouxeram seu alimento, ele se viu diante de uma ordem absurda de Deus: “Vai para Serepta de Sidon e fixa-te ali. Eu ordenei a uma viúva desse lugar que te sustente”. (1Rs 17,9) A ordem era absurda porque as viúvas eram a classe social mais empobrecida de Israel e redondezas, não tinham nada, nem mesmo para o seu sustento diário. Tanto é verdade que quando ele chega na casa da viúva e lhe pede um pão, ela lhe responde: “Não tenho pão cozido, só tenho um pouco de farinha na panela e um pouco de óleo na ânfora; estava justamente pegando dois pedaços de lenha para preparar esse resto pra mim e meu filho, a fim de comermos e depois morrermos”. (1Rs 17,12) Elias que chegara ali de mãos vazias seria sustentado por uma viúva cuja panela e a ânfora não tinham nada.
Justamente na hora que fica evidente nossa viuvez de bens materiais e de prestígio desse mundo que o nosso Deus se manifesta absurdamente providente para nós. Nessa hora Elias coloca sua fé em evidência e exige da mulher um ato de fé: “Não temas! Volta e faze como disseste. Mas antes prepara com isso um pãozinho e traze-o para mim; depois prepararás o resto para ti e teu filho, porque eis o que diz o Senhor Deus de Israel: a farinha que está na panela não se acabará e a ânfora de azeite não esvaziará, até o dia em que o Senhor fará chover sobre a face da terra” (1Rs 17,13-14).

É assim que a Comunidade Católica Reviver está vivendo essa pandemia, totalmente nas mãos da providência divina, sem nada para oferecer a Ele. Retornamos recentemente a poder exercer presencialmente nosso ministério de pregação e oração, mas ainda estamos caminhando nas adaptações da retomada.

O único serviço que fizemos presencialmente durante o tempo fechados, foi o acolhimento a irmãos dependentes químicos. De repente, tivemos que nos reinventar nas redes sociais, com grupos de oração online, lives de oração, atendimentos de oração por telefone, por chamada de vídeo e grupos de oração por plataforma de vídeo conferência.

Temos consciência que apesar de nossa fragilidade durante essa pandemia, fomos a providência de Deus para consolar e curar o coração de muitas pessoas e temos igual consciência que muitas pessoas foram providência de Deus para nós!

Continue a nos ajudar em nosso projeto de evangelização. “Ajude-nos a salvar vidas”. Pois não faltará farinha em sua panela nem óleo na sua ânfora.
Deus abençoe a todos!

Vitório Evangelista Chaves
Cofundador da Comunidade Católica Reviver

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por