A Igreja celebra nesta segunda-feira, 22 de novembro a memória litúrgica de Santa Cecília, uma das mártires dos primeiros séculos mais venerada pelos cristãos. Também neste dia é comemorado o Dia do Músico.
História de Santa Cecília
Cecília de Roma é uma santa cristã da Igreja Católica que é considerada a padroeira dos músicos. Mesmo martirizada, estava “com o coração cantando um hino de amor a Deus”. Santa Cecília tocava um instrumento que antecedeu o piano e adorava cantar e tocar. Ela foi obrigada a se casar, mesmo contra a vontade, já que tinha decidido consagrar-se a Deus como virgem. No dia das núpcias, Cecília conseguiu converter o marido e ela seguiu seus votos.
Nas Atas de Santa Cecília há destaque para a seguinte mensagem:
“Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo”.
Anos mais tarde, pressentindo sua morte iminente, Santa Cecília pediu para o Papa entregar todos os seus bens aos pobres e transformar sua casa numa igreja. Em seus últimos momentos neste mundo, sentindo que sua missão estava cumprida, Cecília conseguiu continuar louvando a Deus, por isso e pelo dom de ouvir músicas vindas dos céus, ela ficou consagrada como padroeira dos músicos e da música sacra.
Oração Santa Cecília
“Santa Cecília revesti-no de insondável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dilatai o nosso coração para que abraçados do amor de Deus não nos deviemos jamais da salvação eterna. Rogai pelos artistas que fazem do seu trabalho um meio de Jesus ser mais conhecido e amado! Amém”.