O Dia do Enfermo é comemorado, no Brasil, anualmente em 14 de janeiro. Diante de um cenário de pandemia de Covid-19 que enfrentamos, a Comunidade Católica Reviver faz um alerta a todos os profissionais de saúde e aos familiares e amigos que estejam com alguém passando por alguma enfermidade: sejamos mais sensíveis, pacientes e amorosos com os nossos doentes.
O objetivo dessa data é, sobretudo, sensibilizar governantes e sociedade para uma atenção especial aos enfermos, possibilitando uma assistência mais adequada. A Reviver aproveita a ocasião para reforçar que a dependência química é uma doença e necessita de tratamento e atenção, bem como de solidariedade e afeto. Pensando nisso, a Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver resgata, por meio do Batismo no Espírito Santo, do vício nas drogas, todos os que buscam ajuda.
O Dia do Enfermo foi criado em 2002 pelo do Ministério da Saúde, por meio de um programa de humanização dos hospitais. Esse marco é importante por ser uma tentativa de sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a necessidade de todos os tipos de cuidados especiais que as pessoas doentes, quer nos hospitais ou em casa, precisam receber.
Comunidade Terapêutica
Nosso programa terapêutico visa o acolhimento de pessoas que fazem uso/abuso de tabaco, álcool e/ou outras drogas, oferecendo um trabalho de qualidade compromissado com tratamento do dependente químico. Através do nosso programa gratuito, tratamos os âmbitos biopsicossocial e espiritual dos acolhidos, buscamos empenho naquilo que o Senhor nos pede, concretizando em ações de amor aos que mais necessitam, os ensinamentos do evangelho.
Caso você tenha interesse em mais informações, clique aqui. Para se tornar um acolhido ou conheça alguém que precise e aceite o tratamento, ligue para: (31) 9 99844829.
Dia Mundial do Enfermo
O dia 14 de janeiro é uma comemoração nacional, já que também há o Dia Mundial do Enfermo, data comemorativa de 11 de fevereiro cuja origem é religiosa. Sua criação, em 1992, deve-se ao Papa João Paulo II que, através de uma carta, marcou o dia por orações pelos que sofrem chamando a atenção da população mundial.
Confira a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Enfermo que será celebrado em 11 de fevereiro de 2022.
“A misericórdia é, por excelência, o nome de Deus, que expressa a sua natureza não como um sentimento ocasional, mas como força presente em tudo o que Ele faz.
Quando uma pessoa experimenta na própria carne fragilidade e sofrimento por causa da doença, também o seu coração se sente acabrunhado, cresce o medo, multiplicam-se as dúvidas, torna-se mais impelente a questão sobre o sentido de tudo o que está a acontecer.
O doente é sempre mais importante do que a sua doença, e por isso qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do paciente, da sua história, das suas ansiedades, dos seus medos.
Neste contexto, desejo reafirmar a importância das instituições sanitárias católicas: são um tesouro precioso que deve ser preservado e sustentado; a sua presença caracterizou a história da Igreja pela sua proximidade aos doentes mais pobres e às situações mais esquecidas.
Visitar os enfermos é um convite feito por Cristo a todos os seus discípulos. Quantos doentes e quantas pessoas idosas há que vivem em casa e esperam por uma visita! O ministério da consolação é tarefa de todo o batizado, recordando-se das palavras de Jesus: ‘Estive doente e visitastes-Me’ (Mt 25, 36)”.