No dia 31 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Fumo, que tem como objetivo alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Nesse contexto, a Comunidade Terapêutica Reviver promoveu, para os homens que estão em tratamento contra a dependência química, um dia com atividades especiais de conscientização. Os 26 acolhidos na fazenda em Jaboticatubas (MG) participaram de um bate papo sobre a temática do tabaco e a importância da data, além disso, a equipe técnica de psicólogos ministrou uma palestra no assunto.
O psicólogo Edson Oliveira explica que o tabagismo é uma doença crônica e que causa muitos perigos. “Segundo a Organização Mundial da saúde, em 2022, mais de oito milhões de pessoas morreram no mundo devido ao uso de tabaco. Um fato que agrava essa situação é que acomete não somente quem faz seu uso/abuso, mas também familiares e amigos que, expostos a fumaça, se tornam fumantes passivos. Dessa forma, correm o risco do desenvolvimento de doenças como o câncer, tuberculose, doenças respiratórias entre outras”, relata.
Diante disso, o tabagismo é questão de saúde pública. “É importante realizar atividades de prevenção e promoção à saúde, conscientizando a sociedade sobre os malefícios do seu uso. Os acolhidos participaram do momento de forma atenta. A temática despertou várias perguntas acerca da importância da prevenção contra o uso/abuso de tabaco”, finaliza o psicólogo.