Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

É preciso largar tudo para encontrar em Jesus

Neste segundo domingo do tempo Comum (15), a liturgia da Igreja nos convida a nos colocarmos no seguimento de Jesus Cristo como o cordeiro de Deus.

O anúncio categórico, ao vê Jesus se aproximando, João Batista diz: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, dois de seus discípulos, se põe imediatamente em seguimento ao Senhor. Seus corações viram naquelas palavras o cumprimento das profecias, e sobretudo, a resposta para suas perguntas mais profundas.

O povo hebreu, aguardava a realização das promessas sobre o cordeiro misterioso. Nós podemos percorrer as Sagradas Escrituras e perceber o quanto é eloquente o anúncio feito pelo Batista, para que, reconhecendo sua singularidade, possamos corresponder também com o nosso seguimento radical.

Já no livro do Genesis, no capítulo 3, 21, o autor Sagrado, nos conta que depois do pecado, Adão buscou fazer tangas para si, e o Senhor vendo sua realidade, tomou a iniciativa de fazer para ele vestes com peles de cordeiro. Esse gesto Divino é uma prefiguração da Cruz de Jesus. Ao homem desprovido das vestes santas, ao homem vazio por conta de seus pecados, Deus mesmo toma a iniciativa de revestir com a sua graça santificante.

Ainda no livro do Genesis, no capítulo 22, 8, quando Isaac perguntou sobre aonde estaria o animal para o holocausto, Abraão apenas diz: “Deus providenciará”. Mas, o texto diz que o sacrifício foi feito com um carneiro. Os hebreus até o anúncio de João Batista estavam aguardando o cordeiro. A resposta á pergunta de Isaac só foi respondida plenamente por João Batista .

No livro do Êxodo, registra-se no capítulo 12, 5-13, que o sangue do cordeiro derramado salvou as casas dos hebreus. Na profecia do servo sofredor, Isaías no capítulo 53, 7, assim nos conta: “Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro”. Ao retomarmos essas passagens, o que importa é vermos o quanto é necessário deixar-se desinstalar pela proclamação que ressoa em toda Igreja, e que hoje, devemos tomar uma firme decisão em largar tudo e nos colocarmos em seguimento daquele que pode nos salvar eternamente.

Encontrar João Batista de certa forma significa ouvir o anúncio, ouvir a Igreja pregando Jesus Cristo como o nosso redentor. Porém, as nossas perguntas, nossos anseios somente são respondidos quando nos tornamos companheiros do Cordeiro, quando permitimos que sua graça nos liberte do mal maior que existe em nós que são os nossos pecados.

O livro do Apocalipse, assim diz: “Estes são os que não se contaminaram com prostitutas, pois são virgens. São eles que acompanham o Cordeiro por onde quer que ele vá”. (4). Temos que fazer o mesmo ato dos discípulos de João Batista que o largaram e se puseram a seguir Jesus Cristo, o Cordeiro. É preciso que busquemos ser estes que o livro do Apocalipse apresenta. Temos que ir no seguimento de Jesus, apresentando-lhe nossos pecados, e deixando com que pelo seu seguimento, todo o nosso ser seja purificado e santificado.

Texto: Emerson Alves

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por