Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

É preciso ousar para testemunhar a mudança da água em vinho

Neste segundo domingo do Tempo Comum, 16, o evangelho nos apresenta o que devemos fazer para que as nossas vidas se transformem da água para o vinho.

O texto nos apresenta um cenário crítico, onde os recém casados estavam recebendo seus convidados, dentre eles, a Virgem Mãe estava presente e Jesus e seus discípulos também tinham sido convidados. O pior acontece quando se constata que o vinho, sinônimo de amor e sentido alegre da vida já estava em falta. A pessoa que nota que o vinho havia acabado é Nossa Senhora, ela com seu olhar maternal percebe a aflição que estava a rondar o coração dos nubentes, e recorre à Jesus, mesmo que o Senhor não considerasse que a sua hora, o tempo de iniciar seu ministério de salvação ainda não havia chegado. A Virgem Mãe tinha certeza que em sua bondade Seu Filho, o Salvador de todo gênero humano faria algo para auxiliá-los.

A recomendação de Nossa Senhora é curta, no entanto, eficaz: “Fazei o que ele vos disser” (5b), isso significava se abandonar por inteiro á sua Palavra, ousar numa demonstração de autenticidade da fé, na confiança de que mesmo que diante dos olhos o cenário seja desfavorável, se faz necessário se apoiar e cumprir tudo o que o Senhor disser. Encher as talhas de água e levá-las ao mestre sala era um gesto arriscado, pois, poderia consistia em se colocar diante da autoridade maior no banquete e diante dele poder sair envergonhado.

Os servos foram obedientes, seguiram a intervenção da Virgem Mãe, cumpriram a Palavra de Jesus Cristo e foram testemunhas do milagre que salvou aquele casamento. Hoje ao ouvirmos esse texto devemos refletir sobre qual é o vinho que em nossas vidas podem estar acabando? Quais são as situações, as áreas de nossas vidas que precisam passar da água para o vinho?

Como ocorreu em Caná no banquete, também a Virgem Mãe intercede por nós, ela repete a mesma recomendação: “Fazei o que ele vos disser”. Independentemente da situação que hoje deva ser transformada, se faz preciso de nossa parte apresentar a situação ao Senhor Jesus. O evangelho nos convoca a ousar, ainda que diante de nossos olhos tudo seja crítico, devemos sem medo obedecer a Palavra de Jesus em tudo e confiar que o mesmo Senhor que fez o milagre em Caná na vida dos noivos, fará hoje em nossas vidas.

Confira a leitura do Evangelho deste domingo:

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Texto: Emerson Alves

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por