Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

ENF 2022: Reviver renova e consolida a comunhão com a RCC Brasil

A participação da Comunidade Católica Reviver no Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF) 2022, dos dias 26 a 30 de janeiro, foi de extrema importância para renovar e consolidar a comunhão com a RCC Brasil. Representada pelo missionário e gestor, Emerson Alves, a Reviver se comprometeu e reafirmou sua missão de propagar a experiência do Batismo no Espírito Santo.

“Caminhar como família Carismática em unidade com o direcionamento do Conselho Nacional e demais Novas Comunidades presentes nos faz sentir parte e fruto da corrente de graça do Espírito Santo em nossa Igreja”, comenta Emerson. Ele, que participou dos workshops de Ministério de Pregação, Coordenação de Grupos de Oração e de duas assembleias gerais de ministérios, aproveitou o evento para trocar conhecimento sobre os diversos assuntos e conhecer mais inciativas.

De acordo com o missionário, representar a Reviver nos eventos da RCC é uma honra e alegria. “Nosso pai-fundador, David Arão Siqueira, sempre testemunhou o quanto é essencial em nossa caminhada comunitária estar inserido na RCC, reconhecendo que a identidade do movimento deu vida e mantêm o sentido da Reviver como uma autêntica filha da RCC”, relata.

Sobre sua experiência no encontro, Emerson conta que pode pessoalmente experimentar o reavivamento do ardor missionário e formativo. “O fogo do Espírito Santo ardeu fortemente no coração, pude voltar ao primeiro amor e ser formado nos workshops, pregações e partilhas com irmãos de outras realidades do movimento, isto é uma graça imensa”, testemunha.

Após tudo que aprendeu no encontro, Emerson pretende transmitir aos irmãos da Comunidade as orientações importantes que acolheu. “Saí do ENF com o coração reinflamado pelo fogo do Espírito Santo, quero propagar por onde passar a experiência do Batismo no Espírito Santo. Pude reavivar a consciência de que o Espírito Santo me tirou da morte, habita em meu coração somente para que eu seja uma testemunha que conduza a todos a essa experiência transformadora do Batismo no Espírito Santo”, conta.

Missionário Emerson Alves com membros da RCC BH – Forania Nossa Senhora das Neves, da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição

“Quero me comprometer em viver a missão que Deus nos confiou de evangelizar à partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, rumo ao Reino definitivo”, finaliza o missionário.

Comunidade Bethânia

Além da participação no ENF 2022, Emerson também visitou a Comunidade Bethânia, do Pe. Léo.

Durante a visita, houve uma troca de experiências sobre os processos e práticas adotadas em Bethânia e na Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver, uma vez que existem semelhanças nas inspirações carismáticas como o serviço voltado para a cura interior e o trabalho com dependentes químicos.

“Se for para definir em uma palavra o que mais marcou a visita foi perceber que em Bethânia a estrutura organizacional tem fortemente o sentido missionário, a inspiração carismática como centro norteador. Entender como Bethânia preserva o sentido missionário como o centro de seus serviços foi uma dádiva. Não se negocia em Bethânia o que deve estar acima, como primeira e última palavra é o amor e a busca pela coerência com a inspiração para acolher os filhos (que no recanto busca se livrar das dependências)”, comenta Emerson.

Ele ainda destaca que a visita que foi muito importante entender melhor o funcionamento da comunidade. “Um encontro com a mística do Carisma do servo de Deus Pe. Léo, fundador de Bethânia nos faz sentir acolhidos no coração de Jesus, essa constatação explica as demais palavras com as quais descrevi a visita”, agradece.

Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Ainda em suas visitas, o missionário passou pelas obras sociais e a rede hoteleira Rainha dos Apóstolos, do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, onde pode conhecer um pouco as inciativas. “Nas partilhas eu percebi o quanto o Santuário Nacional está firmemente comprometido em profissionalizar os seus serviços, guardando a essência da paixão que move as diversas obras, mas, procurando potencializar e fazer bem o acolhimento buscando tornar o Santuário Nacional e suas obras como referência no atendimento”, relata.

Emerson Alves e Fábio Frediano, gestor das obras sociais do Santuário Nacional de Aparecida e da rede Hoteleira Rainha dos Apóstolos

Durante as partilhas, que contou com a participação de Fábio Frediano, gestor da rede hoteleira, foram descritas todas as mudanças que estão sendo implantadas a cerca de quatro anos como essenciais para a sobrevivência das obras sociais e do turismo religioso dos romeiros. “Essa experiência reforça os ideais da linha de visão e confirma que este ciclo de gestão deve se esforçar para renovar a experiência carismática buscando equilibrar com o processo de profissionalização organizacional que está em curso”, finaliza Emerson.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por