Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Liturgia de domingo revela como se preparar para o Natal

Neste  domingo, 19/12, o quarto do Tempo do Advento, o Evangelho de Lucas (1,39-45) que narra visita de Nossa Senhora a Isabel  oferece uma série de exemplos de como podemos nos preparar nos próximos dias para viver um santo Natal.

O versículo 39 diz: “Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia”. Esse trecho do Evangelho revela uma graça a ser exercitada como preparação para o Natal: devemos subir a montanha, no sentido de procurar a presença de Deus através da oração. Na Sagrada Escritura subir a montanha é sinônimo de oração. É um ato de busca do Senhor.

Contra o perigo do ativismo, tão apregoado pelo sistema capitalista de que tudo fica mais corrido agora, que é “tempo de correr as compras” de “acelerar o ritmo dos trabalhos” vê-se no exemplo da Virgem Mãe que a pressa da qual precisamos ter é para subir a montanha, dar prioridade ao apelo Divino, esforçar por meio da oração para corresponder ao chamado de Deus.

“Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel” (40), um direcionamento que devemos observar e seguir o exemplo de Nossa Senhora é a reunião em família. Como a Virgem Mãe que entra na casa de Zacarias e com esse gesto aproxima-se para servir e celebrar a vida junto de seus parentes temos aqui o exemplo de outra graça maravilhosa para bem se preparar para o Natal: aproximarmos de nossa família, celebrar o nascimento de Jesus Cristo é uma oportunidade também de recordarmos a presença de Deus nesta instituição tão atacada, e que por vezes, até por nós cristãos não valorizada como lugar onde mais claramente se pode encontrar Deus. Não podemos ficar esperando que os nossos parentes venham ao nosso encontro, mas, sim nos colocarmos em prontidão e deles nos aproximarmos.

Mas, pode surgir perguntas, questionamentos de todas as ordens de como fazer isso? Como se aproximar da família, sobretudo, quando há distâncias não necessariamente físicas e geográficas, mas, sim do coração, de histórias que ficaram mal resolvidas e que geraram afastamentos? A resposta também está neste texto, e é mais uma forma de preparação para o Natal. Tanto Nossa Senhora, que por estar cheia do Espírito Santo se dirige as pressas, como Isabel, que ouviu a saudação da Virgem Mãe e ficou cheia do Espírito Santo, nos testemunham que é o Espírito Santo o protagonista de toda aproximação familiar.

Devemos recorrer a Ele, nos abrir, suplicar que o Espírito Santo possa vir nos mover para que como forma concreta de nos prepararmos para o Natal possamos procurar os nossos familiares, de maneira especial, aqueles que passam por situações de dificuldades e que precisam de nosso serviço. Nossa Senhora procurou sua parenta Isabel porque esta já de idade avançada iria precisar certamente de auxílios.

Que a luz da Palavra nos inspire a colocar como propósito para esse quarto domingo do Advento e para o tríduo de Natal a graça de subirmos a montanha, nos esforçando para o recolhimento com Deus, e na oração recebermos a efusão do Espírito Santo para nos aproximarmos de nossos parentes para celebrar a presença a presença de Jesus Cristo conosco e a própria família como Dom do amor de Deus.

Texto: Emerson Alves

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por