Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1,29)
Na liturgia deste domingo, vamos aprender com João Batista a dar testemunho de Jesus Cristo e a apontar o verdadeiro caminho: Jesus é o caminho a seguir.
João Batista veio ao mundo para preparar o caminho do Senhor, e ele cumpriu esta missão com toda força e dedicação. Como vimos na leitura do Evangelho, Jesus foi até João para ser batizado e, depois de batizado, João teve a graça de ver o Espírito Santo descer em Jesus e permanecer nele.
Diante dessa cena, João reconhece que Jesus Cristo é o Messias esperado e, quando Jesus vai na direção de João Batista, ele proclama: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” João continua dizendo: “É dele que eu tenho falado, que depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque ele já existia antes de mim.” João continua dando testemunho de Jesus Cristo, dizendo: “Eu vi o Espírito Santo descer como uma pomba do céu e permanecer sobre ele.” E João diz: “Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus.”
Que maravilha! João é escolhido para preparar o caminho do Senhor e teve a graça de batizar Jesus, o Filho de Deus. João Batista tem a certeza do dever cumprido; ele reconhece que cumpriu a missão. Agora, João, de profeta, passa a ser discípulo de Jesus Cristo. Ele presenciou o Espírito Santo descer sobre Jesus.
João não chama a atenção para si mesmo, mas aponta o caminho: ele é o Filho de Deus que veio tirar o pecado do mundo.
Veja bem, na primeira leitura, Isaías também profetizou sobre o Servo do Senhor, que será luz para as nações. Ele é o Cristo, o Salvador.
Na segunda leitura, Paulo faz um convite, chamando a comunidade de Coríntios a serem santos em Cristo Jesus.
Nessa liturgia, somos chamados a reconhecer a presença de Jesus em nossas vidas. Temos que dar testemunho de Jesus Cristo, como João Batista fez.
Todas as profecias do Antigo Testamento se cumpriram. Deus cumpre sempre a sua palavra.
Temos que dar testemunho como João Batista, apontar para o Cristo, o Salvador do mundo.
E o Salmo nos ajuda a nos aproximar de Deus: temos que fazer a vontade do Senhor com prazer. Foi exatamente isso que Isaías, João Batista e Paulo fizeram: fazer com prazer a vontade do Senhor.
Não é fácil, temos que renunciar a muitas coisas, mas vale a pena. Vamos anunciar Jesus Cristo com nossas vidas. Temos que atrair cada vez mais pessoas para Cristo, porque é Ele o Salvador do mundo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é o verdadeiro caminho de volta para o Pai.
Que o bondoso Deus continue nos abençoando ricamente.
Dario Rossine.