Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

…” Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” Mt, 4,4

No batismo Jesus é ungido pelo Espírito Santo e a unção é sempre associada a uma missão. Ele tem consciência disso, sabe que, com este ato, Deus estava Lhe dizendo que contava com Ele para concretizar um projeto de salvação em favor de toda a humanidade.

Após o seu batismo no Rio Jordão Jesus se dirigiu ao deserto da Judeia, onde passou alguns dias meditando sobre a missão que Deus queria lhe confiar.   Neste tempo de retiro Ele viveu uma luta interior, em um momento crucial, com a definição de seu projeto de vida. Ele foi conduzido pelo Espírito Santo para ser tentado pelo demônio. Os quarenta dias que Jesus passou ali podem fazer lembrar os quarenta anos que o povo de Deus permaneceu no deserto, em sua caminhada para a Terra Prometida, após a libertação da escravidão no Egito, onde, também, tiveram que fazer escolhas entre Deus e o mal, entre a liberdade e a escravidão. O Espirito de Deus que desceu sobre Jesus no batismo será o mesmo que O sustentará ao longo de sua caminhada e que Lhe dará força para fazer escolhas acertadas, para cumprir sua missão. Esse tempo de introspeção no deserto foi um período muito difícil, de tomada de decisões e, talvez, de melhor percepção das razões que o conduziam. A figura do diabo é, para Ele, no contexto das escolhas, os caminhos errados que, também foram colocados à sua disposição.

Na primeira tentação Jesus poderia ter escolhido um caminho de realização pessoal, de satisfação de suas necessidades materiais. É a tentação de fazer dos bens terrenos a prioridade fundamental da vida. No entanto, Ele sabe que nem só de pão vive o homem e que a realização pessoal não está na acumulação egoísta de bens, mas, sim no cumprimento da vontade do Pai. Na segunda tentação Jesus é colocado na parte alta do templo, onde ouve: “se és filho de Deus, lança-Te daqui abaixo! Porque está escrito: Deus dará ordens aos seus Anjos a teu respeito e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra”. Neste momento Jesus poderia ter escolhido o caminho fácil do sucesso, mostrando seu poder através de gestos espetaculares e sendo admirado e aclamado pelas multidões, em uma idolatria vazia de conteúdo e sentido. Jesus responde a esta tentação lembrando que ninguém deve tentar colocar a prova o poder de Deus. Ele não está interessado em utilizar os dons que recebeu para satisfazer projetos pessoais de sucesso e triunfo humanos. Não tentar o Senhor Deus significa não exigir de Deus sinais e provas que sirvam para a promoção pessoal do homem, para que ele se imponha sobre seus irmãos. Na terceira tentação Ele é colocado num monte muito alto, de onde poderia ver todos os reinos do mundo e sua gloria. Neste momento Jesus poderia ter escolhido o caminho do poder, do domínio, do egoísmo, como os poderosos da terra. No entanto Ele sabe que a tentação de fazer do poder e do domínio a prioridade fundamental da vida é contraria aos ensinamentos do Pai e diz: “Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a Ele prestarás culto”, só Ele é absoluto, só Ele basta e só Ele deve ser adorado. O poder que corrompe e escraviza nunca será uma escolha para Jesus.

As três tentações aqui apresentadas podem ser resumidas em única tentação: a de optar por ficar longe de Deus, de escolher o caminho do pecado, do orgulho e do egoísmo. Mas, para Jesus, ser filho de Deus significa viver em comunhão com o Pai, escutar sua voz, realizar seus projetos, cumprir obedientemente os seus planos. As respostas de Jesus ao tentador mostram claramente a sua escolha. Ele venceu na batalha contra o mal; não quer viver para acumular bens, para dominar as pessoas, para usar em proveito próprio a grandeza de Deus. Jesus se coloca á disposição para o serviço. Ao longo de sua vida, diante das diversas provocações que sempre lhe lançaram, Ele confirma sua opção de vida e vai procurar concretizar, com total fidelidade, a vontade do Pai.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dalva Pereira Silva Soares

 

Compartilhe

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!