Em sintonia com o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Comunidade Terapêutica da Reviver, em Jaboticatubas, promoveu na tarde desta segunda-feira, 22, uma palestra para os acolhidos que estão em tratamento contra a dependência química. A formação é ministrada por profissionais da Secretaria de Saúde da Jaboticatubas, com o objetivo de ampliar a discussão e esclarecer dúvidas sobre saúde do homem. Além da palestra, os profissionais de saúde também realizam coleta de amostras de sangue dos acolhidos para realização do exame PSA, que possibilita detectar o câncer de próstata.
Sobre o novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada mundialmente e dirigida, especialmente, aos homens. O objetivo do movimento é conscientizar sobre as doenças masculinas, principalmente a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O movimento, que surgiu na Austrália, em 2003, escolheu o mês de novembro pois o dia 17 desse mês já era considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Sobre o câncer de próstata:
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.
Os sintomas, no início, são difíceis de serem notados. Alguns pacientes não chegam a apresentar sintomas ou, quando apresentam, são parecidos aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar e necessidade de urinar várias vezes durante o dia ou à noite). Já na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, ou em casos graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Quando o tumor é diagnosticado e tratado em sua fase inicial, as chances de cura do câncer são muito elevadas. Por isso, é necessária a realização dos exames de prevenção. Para prevenir o câncer de próstata, especialistas recomendam evitar o sedentarismo, o sobrepeso e manter uma dieta saudável. Praticar exercícios físicos e fazer visitas frequentes ao médico também é recomendado.