A liturgia deste domingo (12) nos apresenta de forma esplendorosa a grande graça do batismo de Jesus no rio Jordão em que o Pai do céu envolve seu Filho no amor, ao afirmar: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 22b). Deus, ao fazer essa declaração de amor a Jesus seu Filho, envolve-o no seu imenso amor de Pai.
A unção do Espírito Santo, o batismo no Espírito Santo não é outra coisa senão o amor de Deus que abarca todo o ser de uma pessoa envolve toda a realidade do ser humano, corpo, alma, mente alma em fim, o Espírito Santo impregna as realidades mais profundas do ser humano fazendo-o experimentar que é amado por Deus e é capacitado para amar.
Embora o Pai do céu faz essa declaração de amor ao Filho Jesus derramando sobre ele seu Espírito, esta graça do batismo de Jesus se estende a todos nós. Em Jesus cada um de nós é também envolvido no amor de Deus, pelo batismo somos ungidos, experimentando a mesma graça que Jesus experimentou, somos revestidos do amor e nos tornamos filhos amados do Pai.
Jesus ao ser batizado realiza o cumprimento da profecia de Isaias narrada na primeira leitura preparando-o para a missão. Assim também em cada um de nós se cumpre esta palavra de unção para missão enquanto Igreja.
Neste dia ao celebrarmos o batismo do Senhor renovemos a graça do nosso batismo, pois em Jesus, por participação no seu amor somos enviados no meio do mundo para sermos testemunhas do Senhor. Que assim seja! Amém!
Texto: Aloísio Neves