A liturgia deste domingo (17) vem nos alertar para a volta de Jesus Cristo. Sempre ouvimos rumores sobre o fim dos tempos e da volta de Jesus Cristo ou das grandes tribulações, sempre surgem profetas do apocalipse dizendo até datas do fim do mundo, quem não já ouviu isto?
Mas a volta de Jesus ou o fim dos tempos só Deus sabe, ninguém mais. Mas temos que ficar atentos e de prontidão porque o que a liturgia deste domingo nos diz é a mais pura verdade: o próprio Jesus Cristo diz a seus discípulos sobre a volta do filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória (Mc13,26). E Jesus continua dizendo que antes da volta do filho do homem haverá grandes tribulações e o sol vai escurecer, e a lua não brilhará mais, e as estrelas começarão a cair do céu, e as forças do céu serão abaladas (Mc13,24-26).
Irmãos(a) nós sabemos que tudo que Jesus disse se cumpriu, então não precisamos ficar com medo e desesperados, precisamos sim buscar o Senhor e aproximar dele cada vez mais. Veja o que diz a 1ª leitura, será um tempo de angústia como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações mas nesse tempo seu povo será salvo (Dn12,1).
Hoje é tempo de voltar para Jesus. Somente ele pode nos salvar. Como está escrito na 2ª leitura, Cristo foi oferecido como sacrifício único pelos nossos pecados (Hb10,12). Tudo vai passar neste mundo, o céu a terra passarão, somente a palavra de Deus não passará. Que essa liturgia possa nos aproximar de Jesus Cristo não por medo, mas por amor. O que devemos fazer? Buscar o Senhor enquanto ele se deixa encontrar.
Somos tão sábios quando se trata de observar o tempo quando vai chover, quando vai fazer frio ou sol, ou quando as plantas vão florescer, etc. Por que não usamos nossa sabedoria para perceber os sinais dos tempos? Estamos vivendo tempos difíceis, grandes tribulações, a natureza tem gritado, guerras intermináveis, o amor de muitos esfriando. Temos que ficar atentos, temos que orar como o salmista e pedir ao Senhor que nos guarde porque é Jesus nosso verdadeiro refúgio. Que o nosso destino possa estar nas mãos de Jesus Cristo, que nossos olhos possam estar voltado para o céu. Que o bondoso Deus continue nos abençoando ricamente.
Texto: Dario Rossine