Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

O discípulo de Jesus enxerga a presença do Senhor no próximo

O versículo do evangelho de hoje que servirá para inspirar nossa reflexão diz:”O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo discípulo bem formado será como o seu mestre” (Lc 6, 40). Trata-se de princípio eterno, de uma palavra definidora no discipulado de Jesus mestre.

Quando no versículo (39) o Senhor nos propôs essa comparação: “Pode acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?” Ele tem como finalidade nos mostrar que seus discípulos devem enxergar com clareza. Somos chamados a sermos bem formados como o mestre, ou seja, adquirirmos uma visão espiritual nítida, que veja para além do alcance natural, além do biológico, é termos a graça de olhar o próximo como Jesus nos olha.

Sim, ser discípulo de Jesus é aprender á olhar como Ele próprio nos olha, com amor, sem julgamento, sem fazer distinção de pessoas, sem ficar preso nas aparências. Mas, sobretudo, é reconhecer no outro não seus pecados, mas sim sua condição de filho de Deus, de morada Divina. Jesus não nos vê pela nossa condição de pecadores, mas sim de filhos amados de Deus. Nosso discipulado deve nos levar a tal graça. Independente daquilo que o nosso irmão vivenciar, não podemos perder o olhar de amor, de ver nele a filiação Divina.

No evangelho narrado por São Mateus (6, 22-23) o Senhor diz: “O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo seu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará em trevas, quão espessas deverão ser as trevas!” As traves que precisamos tirar, afim de impedirmos que nos tornemos cegos é precisamente a soberba de nos considerarmos superiores, de não reconhecermos nossos pecados, e assim procurar pecado no próximo e ficando presos neles, julgando-os.

Devemos pedir ao Espírito Santo que atue em nós, nos purificando e concedendo um olhar são. Jesus é a luz que ilumina todo homem e seguí-lo significa deixar-se perpassar por sua Pessoa, tornar-se Nele, luz neste mundo. O Espírito Santo pode nos ajudar a termos o olhar de Jesus. Foi o Espírito Santo que formou Jesus, para sermos bem formados como Jesus, para vermos o próximo como o Senhor nos vê devemos nos abrir e suplicar ao Divino Espírito que coloque unção em nosso olhar, unção de amor, de misericórdia, de termos a humildade em retirarmos todos os dias toda forma de impureza que nos atrapalhe a contemplar a presença de Jesus no próximo. O testemunho de nosso discipulado é autêntico quando vemos Jesus no próximo e por nosso olhar de amor ao ponto do próximo perceber que somos verdadeiros discípulos de Cristo e queira seguir Jesus, Divino mestre.

Texto: Emerson Alves

Imagem: Freepik

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por