O evangelho deste quinto domingo do Tempo Comum nos inspira na compreensão dos movimentos que precisamos fazer em busca de uma experiência nova, desafiante e transformadora em Deus. Nesta reflexão somos convidados a aprender quais são as etapas que precisamos percorrer para que os milagres da multiplicação de bênçãos aconteçam em nós e á partir de nós.
Logo no início do evangelho se diz: “a multidão apertava-se ao redor dele para ouvir a palavra de Deus” (1b). Eis a maneira de estar diante da fonte bênçãos e milagres: estar próximo do Senhor e escutar sua Palavra. Porém, para possamos agir como a multidão devemos nos deixar atrair por Jesus e sua Palavra plena de amor. Se faz necessário reconhecer que somente nos esforçando para acolher a Palavra de Jesus encontraremos vida nova.
Outro movimento que á partir da escuta da Palavra de Deus devemos fazer é arriscar-nos e sermos corajoso em cumprir o que o Senhor nos ordena: ” Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (4b). Para uma autêntica experiência contínua com Deus não podemos querer ter o controle de todas às situações, ou seja, temos que deixar a planície segura, temos que ousar e colocar nossa fé inteiramente em Deus. Quando nos abandonamos aos cuidados do Senhor, sem ficarmos presos a planície segura de nossas próprias referências e interesses é que o Senhor pode agir nos transformando com o seu amor. Deus tem sempre algo mais profundo reservado para cada um de nós, o que precisamos é aprender a desafiar a lógica Divina, pois, no agir sobrenaturalmente de Deus seguro não estamos quando nossos pés estão na areia, mas, no mar profundo do amor de Deus.
Lançar as redes em águas mais profundas é uma indicação de que precisamos deixar de fazer o queremos para fazer àquilo que o Senhor Deus nos orienta. Significa depositar em Deus a confiança, sobretudo, quando tudo estiver adverso, escuro e em meio a desilusão de já termos tentado “jogar as redes muitas vezes sem nada pescar”, significa ainda, apostar tudo na Palavra que se ouve de Deus. O que edifica, o que devolve o sentido das nossas vidas vem justamente quando nos deixamos transformar em nosso interior, quando permitimos que os nossos planos sejam mudados e ainda assim confiamos que Deus está no controle de tudo é sinal que a transformação querida por Deus está se realizando em nós.
Quando acreditamos e nos abrimos sem reservas ao novo de Deus, quanto mais ousamos ir além do óbvio numa atitude de fé e permitimos Deus nos transformar dia após dia, mais e mais vamos reconhecendo e testemunhando que o Senhor em seu amor age poderosamente em nós, por nós e através de nós para que milagres de multiplicação se realizem e o nome de Jesus Cristo seja glorificado.
Texto: Emerson Alves
Imagem: Pixabay