Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

O que queres que eu te faça? O cego respondeu: “Mestre, que eu veja”

Jesus e os discípulos desciam pelo vale do Rio Jordão, a caminho de Jerusalém. Já estavam na reta final do caminho geográfico e espiritual que Ele fez junto com os discípulos. O grupo entra na cidade de Jericó, mas não fica lá por muito tempo. Provavelmente Jesus tivesse uma certa pressa de chegar a Jerusalém. Quando eles estavam saindo da cidade, para retomarem a viagem, encontraram um homem sentado á beira do caminho. Esse homem era cego e se chamava Bartimeu.

Os cegos, como Bartimeu faziam parte do grupo dos excluídos da sociedade palestina. As deficiências físicas eram consideradas, pelos religiosos da época, como resultado do pecado. Dentro dessa lógica um cego era alguém que tinha cometido um pecado especialmente grave e, por isso, foi castigado por Deus. Bartimeu está sentado no chão, pedindo esmolas aos peregrinos que saem de Jericó com destino a Jerusalém e parece conformado com sua situação de penúria. Mas, a passagem de Jesus de Nazaré o acorda do seu conformismo. Ele percebe repentinamente a sua situação de miséria e dependência e sente, no fundo de seu íntimo, que não pode continuar assim. Está cansado de viver nas trevas, precisa encontrar a luz e de recomeçar sua vida. A passagem de Jesus na vida de alguém é sempre um momento de tomada de consciência, de desafio, que a leva a questionar a vida velha e a sentir o desejo incontrolável de busca por uma vida nova.

Bartimeu decide, então, pedir a ajuda de Jesus. Ele sabe que, sozinho, não terá forças para libertar-se da prisão e da escuridão em que se encontra. Quando Jesus se aproxima ele começa a gritar: -Jesus, filho de David, tem piedade de mim. Ele “vê” em Jesus o Messias libertador que chegou para salvar o povo de Israel de toda a opressão e, também, para dar Vida em plenitude para todo aquele que acreditar.

Jesus parou e chamou o cego. O verbo chamar repete-se por três vezes no curto espaço do versículo (vers. 49). Quando Jesus chama alguém é para que esta pessoa O siga no caminho. Jesus chama Bartimeu para libertar-se da escravidão e da dependência e se tornar seu discípulo. Nota-se aqui que Jesus se utilizou de intermediários para chegar ao cego. Na vida da comunidade todos são responsáveis pelo chamamento á aqueles que necessitam de luz do Messias.

O Evangelho de hoje é, portanto, sobre um homem cego, prisioneiro de seus limites, que encontrou Jesus e se deixou iluminar por Ele. Bartimeu representa aqueles que, encontrando Jesus, descobrem que não podem continuar a levar a mesma vida, sem sentido e sem verdadeiros ideais, acorrentados a hábitos que os mantém escravos de valores fúteis e efêmeros; representa aqueles que decidem deixar de estarem sentados á beira do caminho, para se colocarem a caminho, atrás D´Ele.

É com Bartimeu que os discípulos de Jesus, de ontem e de hoje, são convidados a se identificarem.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Texto: Dalva Pereira Silva Soares

Compartilhe

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!