Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

O que significa viver sob o reinado de Jesus Cristo?

Neste 34° Domingo do Tempo, celebramos a Solenidade de Cristo Rei, e somos convidados a luz do Evangelho de Lucas 23, 35-43, a entrar no Reino de Cristo e a viver sob seu reinado.

Como batizados, ao ouvirmos o convite para adentrar no Reino definitivo, deveríamos exultar de alegria, pois, nossa maior expectativa precisa ser aquela expressada no pedido feito pelo ladrão crucificado ao lado de Jesus: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado” (42). Desejar o Reino de Deus deve ser uma realidade latente em nossos corações, por isso, o próprio Jesus nos ensinou a pedir em oração: “Venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6, 10). Aspirar viver sob o reinado de Jesus significa ter adquirido a compreensão que esse mundo é vil e passageiro e que nossas escolhas, nossas tomadas de decisões, devem estar voltadas para a vontade de Deus. Que devemos iniciar nossa vivência do céu, ainda nesta terra, não voltados para as coisas deste mundo, mas sim, para as coisas celestiais.

Em Jesus Cristo crucificado se revela a natureza de seu Reino, “não é deste mundo (…), não é daqui debaixo” Jo 18, 36. Se o reinado de Jesus tivesse como lugar de meta este mundo transitório sofreríamos em vão e deveríamos nos revoltar contra todas as formas de perseguições, calúnias e adversidades. Mas temos que, como Cristo, irmos nos desprendendo das coisas passageiras e nos voltar para o céu. Há poucas semanas, na Solenidade de todos os Santos, ouvimos o Senhor nos dizer: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!”. Ou seja, ser perseguido neste mundo, porque não queremos os convencionalismos, viver para agradar aos caprichos do mundo, mas sim que Cristo seja o centro de nossas vidas é a coisa mais natural, e de certa forma, é um indicativo que as coisas podem estas indo no destino ideal.

Eis uma distinção que deve estar clara em nossas mentes. Enquanto os reis deste mundo governam de um trono e com coroas de ouro, Jesus Cristo, o Rei do Universo, tem a sua cruz como seu trono, tem a coroa de espinhos, como sinal de sua majestade amorosa. Se quisermos, de fato atender ao convite do Senhor e entrarmos no Reino definitivo, temos que nos aproximar do crucificado, nos deixar convencer que nossas vidas devem ser pautadas sob o ângulo da vida eterna e irmos, pouco a pouco, configurando nossas vidas a cruz, reconhecendo ser ela, a passagem para o Reino de Jesus.

Ao estar próximo de Jesus, o ladrão, do texto do evangelho de hoje, teve a oportunidade de contemplar o amor e a verdade em sua plenitude. É crucificado junto ao Senhor que ele experimenta em suas profundezas o amor de Deus, que se manifesta na Pessoa de Jesus. Por Jesus sente-se amado, se vê preenchido de verdade, e, é capaz de corrigir o outro malfeitor que zombava do Senhor e assumir a própria verdade e confessar: “Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal” (41).

Logo, o percurso para entrar no reinado de Jesus tem como ponto de partida o ato de deixar-se amar, de acolher seu amor redentor, e através dessa experiência ser transladado do pecado e da morte para a vida de luz e comunhão com Deus. O apogeu do encontro com o Reino de Deus é a cruz de Cristo. Em Jesus Cristo crucificado se revela a natureza de seu Reino, “não é deste mundo (…), não é daqui debaixo” Jo 18, 36.

Para vivermos sob o reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo devemos submeter todo o nosso ser a cruz. É preciso se abrir e assimilar o amor de Cristo crucificado. É do alto da cruz que o Senhor governa. É estando aos pés da cruz, exercitando o despojamento de nós mesmos, tendo como meta única viver e implantar o Reino dos céus para que mais pessoas sejam alcançadas pelo amor salvador do Senhor que vamos dando acesso para que Cristo, de fato reine sobre nós.

Texto: Emerson Alves

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por