Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Papa: zelo apostólico, a coragem de se levantar quando se cai

Na Audiência Geral, continuando o ciclo de catequeses sobre o zelo apostólico, o Papa ofereceu aos fiéis o exemplo de Santo André Kim Taegon, mártir e primeiro sacerdote coreano. “O testemunho do Evangelho em tempo de perseguição pode dar muitos frutos na fé”, disse Francisco.

A vida de Santo André Kim Taegon, mártir e primeiro sacerdote coreano, “foi e permanece um eloquente testemunho de zelo pelo anúncio do Evangelho”.

Evangelização da Coreia feita pelos leigos

Vocês sabiam que a evangelização da Coreia foi feita por leigos? Foram os leigos batizados que transmitiram a fé. Não havia sacerdotes. Houve depois, mais tarde. A primeira evangelização foi feita pelos leigos. Seremos capazes de algo assim? Pensem! É algo interessante“, disse o Papa.

“Há cerca de 200 anos, o território coreano foi teatro de uma perseguição muito severa contra a fé cristã. Os cristãos eram perseguidos e aniquilados. Na Coreia daquela época, acreditar em Jesus Cristo significava estar pronto a dar testemunho até à morte”, recordou Francisco, citando dois aspectos concretos da vida de Santo André Kim.

O zelo apostólico é o dom do Espírito

“O primeiro é o modo como ele devia encontrar-se com os cristãos, com os fiéis. Considerando o contexto altamente intimidatório, o Santo era obrigado a aproximar-se dos cristãos de maneira não evidente e sempre na presença de outras pessoas. Depois, às escondidas, ele fazia esta pergunta: “Você é discípulo de Jesus?”. Dado que havia outras pessoas que assistiam à conversa, o Santo devia falar em voz baixa, pronunciando apenas algumas palavras, as mais essenciais”, frisou o Papa. Para André Kim, a expressão que resumia toda a identidade do cristão era “discípulo de Jesus”. Você é discípulo de Cristo? Perguntava “em voz baixa porque era perigoso. Era proibido ser cristão ali”, sublinhou.

“Ser discípulo do Senhor significa segui-lo, seguir o seu caminho. O cristão é por sua natureza aquele que prega e dá testemunho de Jesus. Cada comunidade cristã recebe esta identidade do Espírito Santo, assim como a Igreja inteira, a partir do dia de Pentecostes”, frisou o Pontífice, acrescentando:

Desse Espírito que nós recebemos nasce a paixão, a paixão pela evangelização. Este zelo apostólico grande é o dom do Espírito que Ele nos dá. E embora o contexto ao redor não seja favorável, como o coreano de André Kim, a paixão pela evangelização não muda, aliás, torna-se ainda mais valiosa. Santo André Kim e os outros fiéis coreanos demonstraram que o testemunho do Evangelho oferecido em tempos de perseguição pode dar muitos frutos na fé”, disse ainda Francisco.

Ter força na misericórdia de Deus e se reerguer

A seguir, o Papa citou o segundo exemplo concreto. “Quando ainda era seminarista, Santo André devia encontrar uma maneira de acolher secretamente os missionários provenientes do exterior. Não se tratava de uma tarefa fácil, pois o regime daquela época proibia rigorosamente a entrada de todos os estrangeiros no território. Por isso, foi muito difícil antes disso, encontrar um sacerdote que fosse missionar. A missão foi feita pelos leigos”, reiterou. “Certa vez ele caminhou na neve, sem comer, durante tanto tempo que caiu no chão exausto, correndo o risco de perder os sentidos e de permanecer ali congelado. Naquele momento, de repente, ouviu uma voz: “Levanta-te, caminha!”. Ao ouvir aquela voz, André acordou, vendo como que uma sombra de alguém que o orientava”, sublinhou o Papa.

Segundo Francisco, esta experiência de Santo André Kim “nos faz compreender um aspecto muito importante do zelo apostólico: a coragem de se levantar quando se cai”.

Mas os santos caem ou não? Sim. Desde os primeiros tempos! Pensem em São Pedro! Cometeu um grande pecado, mas teve força na misericórdia de Deus e se reergueu. Em Santo André vemos esta força. Ele caiu fisicamente, mas teve a força de andar, para levar a mensagem adiante.

Falar de Jesus com o coração cheio de alegria

“Por mais difícil que possa ser a situação, aliás, às vezes parece não deixar espaço à mensagem evangélica, não devemos desistir e não podemos deixar de levar em frente o que é essencial na nossa vida cristã, isto é, a evangelização”, sublinhou o Papa, afirmando que “este é o caminho” e que “cada um de nós pode pensar: Como eu posso evangelizar?” Francisco convidou a olhar para esses grandes santos e fazer a nossa parte no contexto em que vivemos.

Evangelizar a família, evangelizar os amigos, falar de Jesus, mas falar de Jesus, evangelizar com o coração cheio de alegria, cheio de força. Isso nos dá o Espírito Santo.  Preparemo-nos para receber o Espírito Santo no próximo Pentecostes e peçamos-Lhe aquela graça, a graça é a coragem apostólica, a graça de evangelizar, de levar adiante sempre a mensagem de Jesus.

Com Vatican News

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por