O evangelho deste segundo domingo (10) do advento nos exorta a prepararmos o caminho para o Senhor, ou seja, empenharmo-nos em preparar o coração, a mente, a alma, enfim, o nosso interior para acolhermos o Senhor que chega para realizar em nós o seu plano de salvação.
Interessante que esta expressão preparar nos remete a organização necessária em nossa casa para recebermos a visita de alguém importante, alguém que amamos. Há um esforço grande para que tudo esteja no lugar organizado, para que nada falhe, e a pessoa tenha uma boa impressão da nossa casa e de nós.
São Marcos em sua narração faz esta comparação de preparação do caminho para que o Senhor passe. É um tempo de espera, de limpeza, de aplainar os altos e baixos, tudo que está fora do lugar. A nossa vida no caminho de Jesus não é diferente, precisamos estar preparados e sempre preparando para o encontro com o Senhor.
O advento nos remete ao passado onde celebramos, recordando o que Deus já realizou, no presente onde vivemos conscientes da necessidade de vigilância e prudência, e futuro, enquanto aguardamos a segunda vinda de Jesus nosso salvador.
Advento é tempo de conversão, tempo de preparação para celebrarmos Jesus que veio, que está aqui e que virá outra vez para nos salvar. Preparemo-nos, portanto em oração, participação dos santos sacramentos, organizando nosso coração para Jesus.
Texto: Aloísio Neves