Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Que as nossas famílias cresçam em sabedoria, estatura e graça

Neste domingo, 26,  celebramos a solenidade da Sagrada Família, festa que traz diversas inspirações a qual devemos interpretar e traduzir no seio de nossos lares. O versículo (52) do evangelho de hoje (Lucas 2,41-52) nos mostra quais devem ser as metas de nossas famílias: “E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e diante dos homens”.

A exemplo de Jesus Cristo, nosso Senhor, nossas famílias devem crescer diante de Deus e dos homens, em sabedoria, estatura e graça.

Crescer em sabedoria deve significar reconhecer a dignidade que recebemos de Deus, pois, a família é o maior reflexo de Deus, aberta `à vida e ao amor, a família se constitui como imagem e semelhança de Deus. Esse valor deve ser realçado, testemunhado com determinado heroísmo diante de Deus e dos homens. A realidade hoje é de ataques de todas as ordens a essa bela instituição. Assistimos por vezes transformações no seio de muitas famílias, mas, nem mesmo os piores quadros e os maiores desafios devem nos desanimar, ao contrário, são circunstâncias que exigem que os cristãos possam testemunhar a beleza de uma família que se decide por atender ao projeto Divino. A sabedoria consiste ainda em não sermos iludidos de que por sermos cristãos estaremos imunes das dificuldades e sofrimentos, porém, ao contrário, que é possível pela força do amor misericordioso de Deus, perpassando os corações, superar pela fé as adversidades e encontrar Jesus Cristo presente na família.

Crescer em estatura é parte de nosso chamado continuação da criação. É por exemplo dar testemunho na família de abertura a vida e ao amor. É ainda obedecer por amor ao mandato do Senhor: “Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gn 2,24), esse crescimento não é apenas encontro dos corpos, mas, comunhão das pessoas que se abrem diante de Deus e dos homens à uma nova vida, reconhecendo que a família, quando é obediente a voz do Senhor, se torna o fundamento da sociedade. É preciso recobrar esse valor da família enquanto partícipe da criação e nisto reconhecermos também como um dom do Senhor.

Crescer em graça é deixá-la fluir no seio da família, é deixar-se atrair pela graça amorosa de Deus e procurar corresponder com santidade. Crescer em graça diante de Deus é aproximar os membros da família do próprio Deus, saborear a intimidade do encontro com Deus. Diante dos homens significa testemunhar que o amor na família é o tesouro maior que não pode ser desprezado por absolutamente nada. É testemunhar a conformidade a Cristo Jesus por meio dos sacramentos e da oração, pois, como sabemos, e é um ditado altamente verdadeiro: a família que reza unida, permanece unida”.

A oração nos faz crescer na graça na medida que nos une a a Deus e nos faz reconhecer Deus no próximo, sobretudo, ao mais próximo que são os nossos familiares.

Confira o evangelho deste domingo, 26/12 (Lc 2,41-52):

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”.49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera.51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. 52E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.

Texto: Emerson Alves

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!

Contatos

Newsletter

Seja o primeiro a receber

nossas novidades!
© Copyright Comunidade Reviver. Feito com  por