Ouça Agora:
Radio Gospa Mira 105.7 fm

Quem quiser ser o primeiro, seja escravo de todos

Na liturgia deste domingo (20), Tiago e João filho de Zebedeu pede a Jesus para sentar um a sua direita e outro a sua esquerda quando ele estiver na glória. Jesus respondeu “vocês não sabem oque estão pedindo”, porque antes de entrar na glória, Jesus passaria por muitos sofrimentos que o levaria a morte e morte de cruz.

E que também não dependeria dele escolher quem estaria ao seu lado na glória porque o lugar é de quem já está destinado (Mc 10,40). Este pedido de Tiago e João gerou discursão entre os discípulos. Jesus disse que entre eles não poderia acontecer essas situações de brigas e disse que quem quiser tornar-se grande entre vós seja o vosso servo e quem quiser ser o primeiro seja escravo de todos.

Muitas vezes buscamos lugares de destaque, queremos os melhores lugares, queremos até entrar no céu e sentar ao lado de Jesus sem antes buscar um caminho de salvação. Tiago e João não pensaram no pedido que fizeram a Jesus porque ainda não estava claro para eles a glória que Jesus falava. Que para entrar no céu antes teria que sofrer e ser humilhado e morto. Este é o cálice que naquele momento eles não poderia beber.

O próprio Jesus disse a eles que não sabiam oque estava pedindo (Mc10,38).
Jesus ainda disse aos discípulos que o filho do homem não veio para ser servido mas para servir e dar a vida como regate para muitos (Mc 10,45).
Esta confirmação podemos ver na primeira leitura de Isaías “o Senhor quis macera-lo com sofrimentos oferecendo sua vida em expiação” (Is 53,10).

Hoje somos chamados a ser escravo de todos como ele mesmo nos ensina, o próprio Jesus veio para servir e não ser servido. Jesus nos mostra o caminho para a glória eterna depois de todo sofrimento e sendo obediente ele entra no céu como um sumo sacerdote. Jesus o filho de Deus.

Como está escrito na segunda leitura da carta aos Hebreus que possamos permanecer firmes na fé que professamos (Hb4,14). Temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer das nossas fraquezas (Hb4,15).
Aproximemo-nos então com toda a confiança do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançar a graça de um auxílio no momento oportuno. Que possamos orar com o salmista: sobre nós venha Senhor a vossa graça, pois em vos nos esperamos.

Que o bondoso Deus continue nos abençoando ricamente.

Texto: Dario Rossine

Compartilhe

Leia Mais

Caminho Vocacional

Se você sente o chamado a servir a Deus  dentro do nosso carisma, e quiser iniciar uma caminhada vocacional, fale conosco!