Acolhidos da Comunidade Terapêutica Acolhedora Reviver ganharam mais uma oportunidade de reinserção no mercado de trabalho e de geração de renda nesta semana. É que entre a segunda e a quarta-feira (8 a 10/11), cinco pessoas que passam pelo tratamento para a cura da dependência química participaram do curso de capacitação de “Operação e manutenção de motosserra”, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Jaboticatubas. Quatro dos cinco os participantes, finalizaram o ensino com nota máxima e agora eles possuem conhecimento técnico em equipamentos de proteção, regras de segurança na operação da motosserra, técnicas de corte de árvores, desgalhamento, lubrificação de motores e correntes, manuseio do equipamento e manutenção.

Para a participação no curso entre os acolhidos da Reviver, foi utilizado um critério que levou em consideração quais deles poderiam usar a capacitação da reinserção social, seja trabalhando de forma autônoma – no caso de quem possui algum terreno – ou prestando serviço na construção civil. Além dessas áreas, o treinamento também pode ser aproveitado para o trabalho no ambiente rural, como por exemplo na fabricação de cercas, construção de curral e galpões, e no ramo de móveis rústicos.
De acordo com o coordenador de Oficinas da Comunidade Reviver, José Joaquim, o principal objetivo da capacitação foi apoiar os acolhidos em sua reinserção social e geração de emprego e renda. “Nós esperamos que eles consigam aplicar esse conhecimento no seu dia a dia de maneira que agregue algum valor a sua renda. Essa certificação é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Ministério da Educação e serve até desempate em concursos públicos”, relata o coordenador.
Ainda segundo José Joaquim, mais conhecido como Pernambuco, a partir da formação, os acolhidos podem trabalhar, tanto usando o equipamento, quanto dando manutenção. O organizador da oficina ressalta que o que é uma área bem rentável, uma vez que diversas empresas possuem a motosserra como parte do maquinário.
Enquanto programa terapêutico, os acolhidos foram acompanhados a partir do Plano de Atendimento, onde o indivíduo é avaliado em seu comportamento, organização, convivência, criatividade e uma série de outros fatores que ajuda a Reviver a fazer um retrato e construir um programa mais aproximado da necessidade de cada um. “Os benefícios são muitos, tanto para o indivíduo, que se desenvolve profissionalmente, quanto para a comunidade, que passa a contar com mais mão de obra especializada e diferenciada e também para a Reviver, que consegue estimular a reinserção social, transformação de vida e geração de renda”, aponta José Joaquim.

Parceria com o SENAR
A formação para operar e dar manutenção em motosserra foi conduzida pelo técnico da Senar, Joseny Leite. A parceria da Comunidade Reviver com a entidade, que tem como objetivo executar, em todo território nacional, a formação profissional rural e a promoção social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural, irá ainda contar contar com outros dois cursos que fazem sequencia a esse de operação e manutenção de motosserra. A previsão é de esses outros cursos realizados no início de 2022.
O Senar disponibiliza mais de 300 cursos, gratuitos e presenciais, nas áreas de aquicultura, agroindústria, agricultura, extrativismo, fruticultura, pecuária, silvicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços.
Na modalidade de educação a distância são 71 cursos em 21 programas de capacitação, como empreendedorismo e gestão de negócios, agricultura de baixa emissão de carbono no campo, agricultura de precisão e qualidade de vida.